Home Ultimas Notícias Estudo investiga a relação entre tintura de cabelo e câncer

Estudo investiga a relação entre tintura de cabelo e câncer

4 min ler
0

Tingir o cabelo ou estar exposto regularmente a tinturas, como acontece com os cabeleireiros, pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer? Um estudo – o maior até o momento – realizado pela Universidade Médica de Viena e publicado nesta quarta-feira (2) no British Medical Journal não confirmou essa relação, com algumas exceções.

O pesquisa encontrou uma associação entre o uso desse tipo de produto e o risco de alguns tipos de câncer, como carcinoma basocelular (tipo mais comum câncer de pele), câncer de mama e câncer de ovário, mas com aumento de risco de cerca de 1%.

O estudo também detectou diferentes graus de risco de acordo com a cor natural do cabelo: risco aumentado de linfoma de Hodgkin em mulheres com cabelo naturalmente escuro e de carcinoma basocelular em mulheres com cabelo naturalmente claro. Os pesquisadores acompanharam 117.200 mulheres nos Estados Unidos por 36 anos.

O oncologista Jacques Tabacof, do CPO (Centro Paulista de Oncologia), explica que a principal substância preocupante das tinturas de cabelo é a amônia, que pode favorecer a mutação de células, dependendo da dose e da frequência de uso.

“Esse estudo foi mais tranquilizante do que preocupante, mas ele também indica a necessidade de verificar como essas substâncias agem quando a exposição é diária, como no caso dos cabeleireiros.”

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer) classificam a profissão de cabeleireiro como risco de exposição de carcinógeno (agente que provoca o desenvolvimento de um carcinoma no organismo) ocupacional.

Porém, as evidências epidemiológicas até o momento não são conclusivas e a preocupação com o potencial carcinogênico no uso pessoal ainda existe, ressalta o estudo.

“Nós, como oncologistas, recomendamos o bom senso. Fazer o uso com parcimônia. A dose cumulativa está diretamente ligada ao efeito. Por exemplo, quanto mais cigarros uma pessoa fumou na vida, maior a chance de ela ter um câncer de pulmão.”

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…