Home Ultimas Notícias Governo Federal quer usar o Fundeb para privatizar creches

Governo Federal quer usar o Fundeb para privatizar creches

2 min ler
0

O governo quer utilizar os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para privatizar creches, segundo reportagem divulgada nesta 3ª feira (11.fev.2020) pelo jornal Folha de S.Paulo. A proposta faz parte do plano do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) de 2020.

A iniciativa do governo teria vindo depois de 1 diagnóstico que revelou que o Brasil tem 830 creches inacabadas e outras 247 com obras paradas.

Principal mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil, o Fundeb também é visado pelos Estados. Nesta 2ª feira (10.fev.2020), as Unidades Federativas propuseram que a União elevasse a parcela de complementação no Fundeb para 30%. Atualmente, o governo federal complementa o fundo com 10% sobre o valor arrecadado por Estados e municípios. Nenhuma mudança foi implantada até o momento.

Como funcionaria

O modelo de parceria seria o seguinte: as empresas fazem o investimento inicial, ou seja, constroem e terminam as obras, e depois recebem uma taxa de retorno.

Teresina, no Piauí, é uma das primeiras interessadas na parceria. Em entrevista à Folha, o prefeito do município, Firmino Filho (PSDB), explica que a ideia é utilizar o Fundeb para pagar a taxa de retorno para as empresas. De acordo com ele, já foram feitas 3 reuniões com o PPI sobre o assunto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…