Home Porto dos Gaúchos Incra desiste de desapropriar Fazenda Mandaguari em Porto dos Gaúchos e Tabaporã, e assentamento pode ficar só no sonho

Incra desiste de desapropriar Fazenda Mandaguari em Porto dos Gaúchos e Tabaporã, e assentamento pode ficar só no sonho

3 min ler
0

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está cancelando desapropriações de terras para reforma agrária sem embasar as decisões em estudos técnicos ou financeiros.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) determinou que o órgão revogue as resoluções publicadas nesse sentido e deixe de publicar qualquer outras até que sejam realizados estudos de impacto humano e financeiro das desistências.

Em muitos casos, já foram gastos milhões de reais em depósitos judiciais e processos administrativos.

Entre as terras que estão tendo o processo cancelado, o que significa que serão devolvidas aos proprietários, está a fazenda Mandaguari, com cerca de 17 mil hectares, localizada nos municípios de Porto dos Gaúchos e Tabaporã. Ela foi reconhecida como propriedade improdutiva em 2010. As famílias escritas esperam há 17 anos para criar um assentamento no local, dos quais oito anos passaram acampados.

VEJA A RESOLUÇÃO

O Incra tem alegado que o processo está sendo muito longo ou que não há verba para concluir o processo. “Essas resoluções vêm sendo publicadas ou gestadas sem fundamentação técnica ou atenção às etapas já realizadas, ignorando os recursos despendidos e a realidade dos potenciais beneficiários da reforma agrária, e limitando-se a afirmar genericamente a indisponibilidade orçamentária ou a demora na solução da demanda”, afirma a PFDC.

Essas resoluções também vêm desacompanhadas de qualquer diálogo prévio com as comunidades afetadas e não apontam qualquer medida efetiva para o cumprimento dos artigos 184 e 186 da Constituição, que tratam da função social da propriedade.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…