Home Ultimas Notícias Jair Bolsonaro retweeta contas falsas de jornalistas e veículos de imprensa

Jair Bolsonaro retweeta contas falsas de jornalistas e veículos de imprensa

4 min ler
0

A conta oficial do Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) no Twitter retweetou, entre sexta-feira (4) e este sábado (5), ao menos 4 posts de contas falsas de jornalistas ou veículos de imprensa.

Bolsonaro redirecionou para seu Twitter (retweetou) conteúdos publicados pelos perfis “Estabão” (@Estabao), “Interfetil” (@TheInterfertil), “Reginaldo Azedo” (@Reginaldoazedo) e “Trolha de São Paulo” (@trolhasp), contas falsas de Estadão, The Intercept, Reinaldo Azevedo e Folha de S.Paulo.

Os perfis, que dizem fazer “paródia”, usam identidade visual e foto que se assemelham às contas oficiais. No caso de “Interfetil”, “Reginaldo Azedo” e “Trolha de São Paulo”, os nomes são acompanhados de um ícone azul que pode confundir o internauta menos atento, fazendo-o acreditar que se trata do ícone de conta oficial e verificada pelo Twitter.

O presidente sabe que as contas são falsas.

O conteúdo do “Estabão” retweetado por Bolsonaro, por exemplo, faz uma crítica a reportagem da Folha em que um leitor dizia jamais ter sentido “cheiro de socialismo” no Brasil – em seu discurso de posse no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que vai libertar o País do “socialismo”.

“Vocês acham que é fácil competir pra ver quem faz as melhores paródias? Não, não é nada fácil, a Folha de S.Paulo nos supera”, dizia o post do “Estabão”. Bolsonaro acusou a Folha de divulgar fake news diversas vezes durante a campanha, e o jornal rebateu as críticas.

Os 4 perfis fake foram criados em novembro e dezembro de 2018 e têm cerca de 3 mil seguidores cada um, à exceção do Estabão. “Ultrapassamos o marco dos 7.000 seguidores com apenas 6 dias de perfil”, diz post fixado na página.

As contas também podem ter sido derrubadas pelo Twitter e recriadas com outro nome. É o que informa, por exemplo, o texto de apresentação do “Interfetil”. “Conta para substituir outra conta brutalmente censurada pelo Twitter.”

Nesse sentido, o “Estabão” faz um apelo: “Não nos denuncie, entre no clima da zoação e siga-nos”. E informa que um “perfil reserva” está à disposição.

Gleisi caiu em ‘pegadinha’
A presidente nacional do PT, deputada federal eleita Gleisi Hoffmann, caiu recentemente em uma fake news publicada na conta “Monica Bengamo” (@monicaberganho), um perfil “paródia” da colunista Mônica Bergamo, da Folha.

Em sua conta oficial, a jornalista fez um “alerta”: “Tentam usar a credibilidade do trabalho jornalístico p enganar as pessoas. Dizem ser paródia qdo na verdade disseminam infos falsas.”

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…