Home Juara Juara registra 150 casos de HIV, com 7 óbitos em 2020 em decorrência do vírus

Juara registra 150 casos de HIV, com 7 óbitos em 2020 em decorrência do vírus

4 min ler
0

O dia 1 de dezembro foi marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Devido a pandemia do Covid-19, as tradicionais campanhas de conscientização realizadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Juara, não ocorram a ponto de que gerassem aglomerações. Foram realizadas entregas de panfletos, adesivos e aconselhamento às pessoas.

A reportagem da rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, entrevistou a coordenadora do CTA em Juara, Cristiane Ávila, que revelou que atualmente o município está com 150 casos de AIDS confirmado e o mais preocupante ainda é que somente em 2020 foram registradas 7 mortes em decorrência da doença. Muitos desses casos poderiam ser evitados se houvesse uma maior conscientização das pessoas em relação a se prevenir e se caso estiverem contaminadas pelo vírus, seguirem o tratamento. Em Juara, os casos vão desde uma criança de 7 anos até um idoso de 72 anos. A maior faixa etária está entre os 28 à 35 anos.

“A pessoa que se recusa a fazer o tratamento de HIV, infelizmente ele chega a óbito. A gente sabe que não é pelo vírus, mas sim pelas doenças consequentes que tem do HIV”, alertou Cristiane Ávila.

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, profissionais da saúde em Juara realizou panfletagem, entrega de preservativos, adesivos de conscientização e realizou orientação para tomarem todos os cuidados a respeito do vírus HIV/AIDS. As ações ocorrem em hospitais públicos e particulares em Juara, na segunda-feira (1). Quem deseja fazer os testes rápidos, precisam ir às unidades de saúde ou no CTA, onde também ocorre tratamento de hepatites e outras DSTs.

Todo o tratamento é gratuito para a população. “Lembrando que é um tratamento caro (para o governo). Se a pessoa soube quantos sai cada paciente HIV, ela dava muito valor a esse remédio”, ponderou a coordenadora do CTA.

Cristiane alertou que a pessoa que toma a medicação de forma correta, mesmo o HIV ainda não tendo cura, os efeitos da doença podem ser minimizados. Com o avanço da medicina, houve avanços no medicamento contra a doença e atualmente existem diversos medicamentos, entre eles a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV, o paciente toma um comprimido por dia. A PrEP não tem efeito sobre as outras doenças sexualmente transmissíveis.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…