Home Mundo Leste da África sofre com invasão de gafanhotos “sem precedentes”

Leste da África sofre com invasão de gafanhotos “sem precedentes”

4 min ler
0

Enxames de gafanhotos estão se espalhando pelo leste da África. A Somália declarou uma emergência nacional durante a crise – e agora a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) acredita que os meios de subsistência e o suprimento de alimentos em toda a região estão ameaçados.

Os enxames foram vistos pela primeira vez em dezembro e já destruíram milhares de hectares de terras agrícolas no Quênia, Somália e Etiópia. Esta é a pior invasão de gafanhotos em 70 anos.

De acordo com a FAO, outros países estão em risco, com o Sudão do Sul, Uganda e Eritea.

Origem da crise

Ciclones na Península Arábica seguidos por chuvas intensas criaram condições climáticas propícias para a reprodução desenfreada dos insetos. Do Iêmen, os gafanhotos cruzaram o Chifre da África e chegaram à Somália, onde um novo ciclone potencializou ainda mais a reprodução.

Entretanto, a região está acostumada com invasões do tipo. Inclusive, há passagens bíblicas sobre as “pragas do Egito”. Mas, de acordo com a ONU, a nova crise é “sem precedentes”.

Gafanhotos-do-deserto são insetos herbívoros que podem chegar a 10 cm de comprimento. Eles invadem plantações em busca de alimento e as devoram, sendo assim, considerados pragas agrícolas.

A invasão se torna um enorme problema pois a região do leste da África é uma das mais pobres do mundo e convive com a segurança alimentar constantemente ameaçada. Cerca de 19 milhões de pessoas na região sofrem com a fome, segundo a organização Food Security and Nutrition Working Group.

Solução

O Fundo Central de Resposta de Emergência da ONU já liberou 10 milhões de dólares para lidar com a crise, e a FAO está em processo de liberar mais 70 milhões.

Para tentar conter a invasão, plantações estão sendo pulverizadas com ajuda de aviões, mas não têm tido muito efeito diante as proporções.

Especialistas alertam que um novo ciclo de reprodução dos animais está para começar. Estimativas apontam que o número de gafanhotos pode aumentar até 500 vezes até junho e se espalhem para países vizinhos como Uganda e Sudão do Sul. Algumas previsões dizem os gafanhotos podem chegar inclusive até na Índia.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…