Home Ultimas Notícias Mancha de óleo de 200 km² se aproxima do litoral da Bahia

Mancha de óleo de 200 km² se aproxima do litoral da Bahia

2 min ler
0

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram uma mancha de óleo de aproximadamente 200 km² a 50 quilômetros do litoral sul da Bahia. A descoberta foi feita a partir da análise de uma imagem de radar gerada por um satélite da Agência Espacial Europeia (ESA), emitida às 11h da manhã da última segunda-feira (28 de outubro), segundo o jornal “O Globo”. Essa é a primeira vez que o poluente é observado na superfície do mar, e não apenas nas praias.

“O radar é muito sensível a ver rugosidade e a lisura. O óleo é muito liso em comparação com a água do mar, que tem ondulações. Onde tem óleo, a água fica muito lisa. Esta é uma técnica consagrada para verificar se existe mancha de óleo”, explica José Carlos Seoane, professor do departamento de geologia da UFRJ e especialista em sensoriamento.

Seoane considera “gigantescos” os danos que a mancha pode causar. “Esta é sim uma ameaça a Abrolhos (litoral da Bahia) e ao continente. Estamos esperançosos que, neste curto tempo de aviso que demos, a mancha possa ser contida costa afora, pelos navios da Marinha ou de quem puder ajudar neste serviço”, afirmou.

Segundo ele, é difícil que o material chegue ao Rio de Janeiro, porque provavelmente vai encontrar a linha da costa baiana antes, mas “nada impede que outras [manchas] venham a chegar ao Rio”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…