Home Estaduais Mesmo com alta nos preços, vendas de combustíveis cresce 8,9% em Mato Grosso

Mesmo com alta nos preços, vendas de combustíveis cresce 8,9% em Mato Grosso

5 min ler
0

Mesmo com diversos aumentos no preço do litro, as vendas de etanol, gasolina e óleo diesel, principais combustíveis comercializados em Mato Grosso, aumentaram 8,9% no primeiro semestre de 2021 em relação a igual período de 2020. Foram vendidos 2,4 bilhões de litros de janeiro a junho deste ano. Em 2020, os três produtos somam um consumo de 2,21 bilhões de litros.

Conforme dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no período analisado foram vendidos 266.881 milhões de litros de gasolina, registrando 13,9% de aumento no consumo. Já no ano passado, de janeiro a junho, foram consumidos 234.285 milhões de litros.

Em relação ao óleo diesel, o aumento na comercialização alcançou 9,6%, sendo vendidos pouco mais de 1,69 bilhão de litros. Em 2020, foi consumido 1,54 bilhão de litros.

Para o etanol hidratado, nota-se aumento de 3,8%. No que se refere ao volume, as vendas somaram 44.269 milhões de litros no período analisado. No ano anterior, foram 427.886 milhões de litros.

Consumo de diesel S-10

Com a crescente demanda mundial por combustíveis menos poluentes e que levaram a novas especificações do óleo diesel no Brasil, o consumo de S-10 disparou frente ao S-500. Desde 2012, veículos pesados são equipados com motores adequados para consumo do óleo diesel S-10. Para esse produto com teor máximo de enxofre de 10 ppm, o consumo subiu 26,6% em Mato Grosso. Com mais partículas de poluentes, o consumo de S-500 (teor máximo de enxofre de 500 ppm) reduziu 5,3%.

Arrecadação em crescimento  

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis rendeu de janeiro a junho mais de R$ 1,7 bilhão aos cofres de Mato Grosso. O tributo representa em torno de 25% da arrecadação total de ICMS. O imposto estadual sobre o etanol de Mato Grosso é de 12,5%, na gasolina é 25% e sobre o óleo diesel é cobrado 17%.

Em 2020, a arrecadação de ICMS com combustíveis e lubrificantes alcançou R$ 2,75 bilhões, valor que tende a ser ultrapassado neste ano. “A pandemia paralisou serviços, fechou empresas, mas o transporte não estacionou e a produção agrícola continuou a bater recordes. Isso fez com que o impacto da pandemia fosse menor nos dados de consumo, aumentando a arrecadação num momento de restrições. Com a ampliação da vacinação, a tendência é o consumo aumentar ainda mais. Lembrando que o consumidor também pagou mais impostos federais”, explica Nelson Soares, diretor-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo).

Olhar Direto

PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Polícia Civil prende um adulto e apreende dois adolescentes que confessam mortes de 2 motoristas de aplicativo

Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) prenderam na noite…