Home Porto dos Gaúchos Morre Jornalista que escreveu primeiro livro sobre história de Porto dos Gaúchos

Morre Jornalista que escreveu primeiro livro sobre história de Porto dos Gaúchos

4 min ler
0

Faleceu no último dia 16 de julho, aos 79 anos o jornalista José Luiz Alves.

José Luiz ficou marcado como o primeiro a escrever um livro com relatos sobre a história de fundação de Porto dos Gaúchos, lançado em 2004. Ne época, o prefeito era Revelino Brás Trevisan que deu todo apoio e suporte ao jornalista que visitou o município para ouvir os relatos de pioneiros, a maioria hoje já falecida. No lançamento do livro, autoridades foram a Cuiabá prestigiar. Após o lançamento, o livro frustrou alguns mais conservadores, que negaram alguns relatos narrados por José Luiz Alves no livro.

Ele foi sepultado no domingo dia 17 em Porto Velho – Rondônia. Luiz Alves faleceu depois de vários dias internado, lutando contra um problema cardíaco. Pioneiro do jornalismo que fazia cobertura dos assuntos de Rondônia desde os anos 1970, atualmente, José Luiz fazia parte do corpo de colaboradores do grupo SGC faleceu.

Durante 10 anos, Zé também apresentou o programa “Campo e Lavoura”, sempre abordando trazendo informações sobre agricultura, pecuária e meio-ambiente, pelos “Bons serviços prestados ao agronegócio em Rondônia” deixou sua história no jornalismo.

Com amplo conhecimento da política nacional e como repórter da revista Veja, Jornal de Brasília e Rádio Guaíba (RS), acumulou vasto conteúdo que resultou nos livros de sua autoria: Memórias Torturadas (Litero Técnica, s/d), que retrata os tempos da ditadura militar, das fugas e do exílio politico. Lançou Brasiguaios: Destino Incerto (Global, 1990), relatando a vida dos brasileiros que vivem à margem da lei no Paraguai, e Porto dos Gaúchos, no Coração da Selva: Uma história real, (Unigráfica, 2002). mostrando o primeiro projeto de reforma agrária na Amazônia. Com o livro Genocídio no Madeira (Protexto, 2012), por sua vez, revela o que já se devastou na Amazônia e o que ainda pode acontecer nesta região rica e ao mesmo tempo maltratada, e, por último, lançou Centro-Oeste e Rondônia – depois de Getúlio e Juscelino (Editora Protexto, 2019), mostrando epopeia da construção da rodovia hoje RO-364 e o desenvolvimento da região Oeste brasileira.

Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…