Home Ultimas Notícias MPMT e Sindjor defendem a liberdade de imprensa

MPMT e Sindjor defendem a liberdade de imprensa

5 min ler
0

A importância do trabalho jornalístico para a sociedade e a defesa profissional como pressuposto da democracia. Esses foram alguns dos destaques da live “Ameaças ao direito à informação e à liberdade de imprensa”, realizada hoje à tarde (terça, 28) com a participação do presidente do Sindicato d@s Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT), Itamar Perenha, e do procurador-geral de Justiça, Antônio Borges.

O diálogo foi transmitido pelo Instagram do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), com mediação da jornalista Tânia Rauber, da entidade. A live ficará à disposição por 24h na plataforma e já está disponível no canal do MP no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=37SOI7VIPKE).

Esta é a primeira live da parceria entre Sindjor e MP no projeto “MPMT e você”. As demais vão ocorrer nos dias 04, 11 e 18 de agosto, sempre sobre o tema central da Liberdade de Expressão.

Resistência aos ataques

“Os jornalistas têm sido muito atacados pelo governo Bolsonaro, e isto reflete em Mato Grosso, com vários casos sobre os quais o Sindjor teve que atuar para defender profissionais”, comentou Perenha.

O presidente do sindicato lembrou que os ataques tiveram grande intensidade durante a campanha eleitoral para a presidência, em 2018, quando apurações jornalísticas revelaram um esquema de difusão em massa de mensagens inverídicas.

“O que aconteceu no Brasil interferiu nas eleições, no entanto até hoje o Tribunal Superior Eleitoral não enxerga desta maneira”, mencionou. “E o que ocorreu aqui também aconteceu na Inglaterra, com a campanha do Brexit para promover a saída do Reino Unido da União Europeia”, exemplificou.

Apesar desse contexto, o sindicalista destacou a importância do trabalho jornalístico na cobertura responsável dos fatos diários e no esforço em atender demandas de profissionais da capital e do interior do estado.

Não à censura!

Borges ressaltou a liberdade de opinião e a vedação à censura como bases do exercício democrático, garantido pela Constituição Federal. Também pontuou os limites entre a liberdade de expressão e as ofensas bastante comuns hoje em dia nas mídias sociais.

“Militantes digitais do Bolsonaro ameaçaram filhos da jornalista Vera Magalhães, apresentadora do programa Roda Viva (TV Cultura). Isso é uma ataque à pessoa e não liberdade de expressão”, expôs.

Borges também procurou distinguir o trabalho jornalístico da liberdade de opinião em geral, pontuando que no primeiro caso se trata do exercício profissional. “Nesse sentido, o jornalista é fundamental na apuração da verdade dos fatos com a devida responsabilidade. E isso inclui o trabalho de fazer a crítica aos poderes constituídos”, ponderou.

O procurador afirmou que uma atuação contundente por parte da imprensa pode gerar reações duras dos criticados, mas que isto não justifica ataques sistemáticos aos jornalistas.

Próxima live

A próxima live, no dia 04 de agosto, vai tratar de “Fake news e qualidade da informação” e terá participação da vice-presidenta do Sindjor, Magda Matos, e do procurador-regional Eleitoral, Pedro Pouchain.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…