Home Estaduais MT tem o maior número de focos de incêndio do país e já supera 2020

MT tem o maior número de focos de incêndio do país e já supera 2020

6 min ler
0

Mato Grosso é o estado que mais registrou focos de incêndio no Brasil neste ano, segundo dados do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Conforme o levantamento, foram 26,4 mil focos do dia 1° de janeiro até esta segunda-feira (2).

O número representa 20,2% de todos os focos de incêndio no país, um alto índice. Em seguida aparece o Pará, com 20,2 mil focos; Amazonas, com 15,2 mil; Mato Grosso do Sul com 10 mil; e Tocantins, com 8,7 mil. Sergipe e Amapá ficaram nos últimos lugares, ambos com menos de 100 focos durante todo o ano.

Os dados mostram um aumento de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 10,2 mil. O maior aumento foi no Pantanal, que passou de 2000%. Em 2023, foram apenas 98 focos no bioma.

A quantidade de focos total é maior também que o de 2021 (14 mil) e 2022 (16,5 mil). Os 26 mil focos ultrapassam, inclusive, o número de 2020, ano da grande tragédia do maior incêndio do Pantanal. Nesse ano, foram 19 mil focos de janeiro a 1° de setembro.

Biomas e regiões

Segundos os dados, a maior parte dos focos (14,3 mil) está na Amazônia; em seguida no Cerrado (9,6 mil); e por fim, no Pantanal (2,5 mil). O índice acompanha o cenários dos últimos anos, onde a Amazônia sempre concentra mais de 50% dos focos.

Conforme os dados, o índice total começou a crescer em Mato Grosso exponencialmente a partir de 28 de julho, quando foram registrados 998 focos em uma semana. Quinze dias depois, foram registrados 1,7 mil na semana. Na semana de 19 a 25 de agosto, esse número pulou para 4,7 mil focos. Nesta última semana de 26 até ontem (01), o número já passou de 5,7 mil.

As cidades que têm os maiores índices são Colniza (1,8 mil focos); Cáceres (1 mil); Barão de Melgaço (864); Nova Maringá (794); e Tangará da Serra (788).

Confira os 20 municípios com os maiores números de focos da incêndios:

 incendios por cidades

Combate

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 35 incêndios florestais no Estado. Atuam 188 homens em campo, com apoio de cinco aviões, 55 viaturas entre caminhonetes e caminhões-pipa, 11 máquinas e quatro barcos.

Trinta e um bombeiros, com apoio de um avião, combatem incêndios nos Mirantes Morro dos Ventos, Atmã, Penhasco e Geodésico, no Morro do Chapéu e na região do Bananal, no Manso, em Chapada dos Guimarães; na Área de Proteção Ambiental Municipal Aricá-açu e Distrito da Guia, em Cuiabá.

Já no Pantanal, são 56 bombeiros distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; divisa de Cáceres com a Bolívia; e na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares contam com um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

Outros 102 bombeiros combatem incêndios em Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Poxoréu, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Alto Paraguai, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Novo Mundo, Nova Monte Verde, Diamantino, Alto Paraguai, Sinop, São José do Xingu, Juína e Aripuanã.

Kethlyn Moraes/RD News

Gostou dessa publicação? Colabore com a manutenção do Portal.

Faça uma doação PIX de qualquer quantia na chave CNPJ: 09452059000195

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

MPMT abre nova seleção para estagiários do curso de direito no interior

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso divulgou novo edital de seleção pública de e…