Home Estaduais Novos agentes penitenciários reforçarão unidades prisionais da Capital e interior, inclusive em Porto dos Gaúchos

Novos agentes penitenciários reforçarão unidades prisionais da Capital e interior, inclusive em Porto dos Gaúchos

5 min ler
0

O Sistema Penitenciário estadual ganhou reforço com o ingresso de 164 novos profissionais que se formaram na quarta-feira (16 de janeiro), em Cuiabá, após concluir o curso de 490 horas. Agentes penitenciários e profissionais de nível superior nos perfis de advogado, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos passarão a atuar em unidades prisionais da capital e do interior de Mato Grosso.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que também responde pela pasta de Justiça e Direitos Humanos, destacou a evolução profissional e estrutural do Sistema Penitenciário estadual nos últimos 10 anos. “Foi um crescimento substancial na formação de servidores e esses novos profissionais que hoje ingressam vão contribuir para reforçar essa eficiência e contribuir para a segurança das unidades, o que reflete no trabalho conjunto da segurança pública de Mato Grosso”, assegurou.

O curso foi coordenado pela Diretoria de Ensino Penitenciário, com um quadro de instrutores qualificados que são convidados para ministrar formações em outros estados brasileiros. Com a evolução profissional, o Sistema Penitenciário se tornou referência em procedimentos e intervenções em recintos prisionais.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, informou que os novos servidores vão reforçar o quadro de agentes nas unidades de Cuiabá, Várzea Grande, Aripuanã, Colniza, Porto dos Gaúchos, Lucas do Rio Verde, São Félix do Araguaia, Porto dos Gaúchos e Vila Rica, sendo que esta última unidade estava desativada por determinação judicial, passou por reforma e teve a interdição suspensa pela Justiça.

“Além do interior, fizemos a programação de agentes para atender a nova penitenciária que está em conclusão em Várzea Grande”, informou o secretário adjunto. Até que a nova penitenciária, que terá capacidade para mil vagas seja concluída, os agentes designados para a unidade atuarão em Cuiabá.

O diretor de Ensino Penitenciário, Anderson Santana, frisou a importância da qualificação para os servidores, com disciplinas como direitos humanos, processo penal, administração pública aplicada ao sistema penitenciário nacional; armamento; munições e tiro; dinâmicas prisionais: espaços e interações; privação de liberdade no Brasil: modelo institucional e jurídico.

Além do curso de formação, a diretoria realizará ao longo do ano diversas qualificações específicas para servidores. “Com uma equipe treinada e se sentindo valorizada há mais rendimento nas atividades e os objetivos são alcançados em sincronia. “Se todos estão na mesma visão e tecnicamente preparados, conseguimos bons resultados, o que coloca Mato Grosso em destaque no quesito preparo de seus profissionais”.

Participaram da formatura servidores da Secretaria de Justiça, instrutores da Escola Penitenciária, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis; deputados eleitos João Batista de Souza e Elizeu Nascimento e familiares dos formandos.

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…