Home Ultimas Notícias “Pai, eles não sabem o que fazem”, diz Mendes sobre saudosismo da ditadura

“Pai, eles não sabem o que fazem”, diz Mendes sobre saudosismo da ditadura

3 min ler
0

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou as pessoas que, hoje, dizem ter saudade do período de ditadura militar no Brasil (1964-1985). Para ele, é mais preocupante ainda ver os jovens com este discurso.

“Quando a gente vê, em manifestações, pessoas se declararem saudosas do regime militar, vem aquela passagem do evangelho: pai, eles não sabem o que fazem”, afirmou o ministro, no encontro anual da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), em Campos do Jordão (SP), nesta sexta-feira (30).

“Eu vivi sob o regime, cheguei à universidade em 1975. Em 1977, vi a universidade [UnB] ser invadida pelo Exército. Não desejo que ninguém veja isso. Os estudantes eram puxados e levados pela Polícia Federal e ficavam presos por 30 dias, incomunicáveis”, lembra o magistrado. “Era a Lei da Segurança Nacional.”.

“Aí falam que, no regime militar, não havia corrupção”, ele ironiza. “O que não havia era liberdade de imprensa, havia censura!”

Preocupação com a juventude

Mendes diz ver com preocupação que gerações que não viveram o período de ditadura vejam a democracia como um “valor dado”.

“Falam [do período de ditadura] com certo cinismo, certa indiferença. Vamos nos culpar: talvez demos de barato que a ideia de democracia esteja consolidada”, declarou o ministro.

À platéia de advogados, ele sugeriu que temas como democracia, autoritarismo e direitos voltem a ser debatidos socialmente e nas escolas. “É extremamente importante. É preciso que nós trabalhemos mais este conceito”, afirmou Mendes.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…