Ocorrido no último sábado dia 06 de maio em Porto dos Gaúchos, o Encontro Regional de Cultura reuniu gestores do segmento de municípios da região e representantes de setores culturais.
Keiko Okamura, superintendente de economia criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer- SECEL, esteve presente, e ressaltou a reportagem a importância do encontro. “Estivemos no município a convite do secretário de Cultura de Porto dos Gaúchos Janderson Perin, e viemos falar sobre a importância do trabalho que este município vem desenvolvendo de forma pioneira nesse segmento, uma vez que Porto foi o primeiro no estado a incluir a economia criativa na pasta de cultura. Trouxemos palestra sobre o conceito de economia criativa e as perspectivas para o setor cultural”, explicou Keiko.
Adenilson da Silva Lara, conhecido como Dj Taba, que é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, acrescentou que o Conselho é a voz da classe cultural, e como representante do segmento, é importante visitar os municípios e se inteirar das necessidades do setor, levantando as demandas para poder junto ao conselho estadual e a SECEL discutir e debater ideias para que cada vez mais seja ampliado o atendimento a cultura no estado. “Viemos falar também que a lei Paulo Gustavo, que fomenta a cultura e demanda um recurso considerável nos próximos dias, tem toda condição para que os gestores dos municípios possam acessá-la, e fazer o puder de melhor com estes recursos”, destacou.
Conforme Lauro Victor, que é coordenador do sistema de cultura da SECEL, o governo do estado entende a importância de investimentos no setor cultural, e oportuniza desenvolverem esses encontros regionais como este realizado em Porto dos Gaúchos que pertence a região-11 Noroeste-2. “Conciliamos com a realização do PortoMotoFest e viemos discutir diversas pautas, dentre elas a lei Paulo Gustavo que viemos explicar mais sobre ela pra que todos os municípios possam ter acesso e serem contemplados com os repasses que a união pretende fazer, além de vir escutar e buscar levar demandas para a SECEL para trabalharmos as políticas públicas de cultura no estado”, disse.
Por fim, o secretario Janderson agradeceu a presença dos representantes da SECEL e aos dirigentes de cultura da região que participaram do encontro de Gestores, destacando a importância dessa união entre os municípios que possam trabalhar melhor a cultura da região. “Agradeço o governo do estado através dos gestores da SECEL, por essa ideia de levar a secretaria estadual de cultura para os municípios, pois muitas vezes algumas informações acabam não chegando nas bases. Então a presença deles em nosso município, se reunindo com os gestores é muito importante pra nós”, pontuou o secretário.
Fonte: Porto Noticias