Home Novo Horizonte do Norte Prefeito Silvano esclarece sobre implantação de aterro sanitário em Novo Horizonte do Norte

Prefeito Silvano esclarece sobre implantação de aterro sanitário em Novo Horizonte do Norte

7 min ler
0

Mediante informação de que um grupo de moradores de Novo Horizonte do Norte (18-km de Porto dos Gaúchos), estão organizando um abaixo-assinado com coletas de assinaturas da população, com objetivo de pressionar autoridades políticas locais para impedirem a implantação de um aterro sanitário no município, o Porto Noticias foi buscar mais detalhes sobre a eminência da implantação do aterro.

Conforme levantado pela reportagem, o aterro será implantado por uma empresa privada, sem a participação do poder público, e existem parcelas da população que é contra, por acharam que o feito trará uma imagem ‘pejorativa’ a Novo Horizonte do Norte; “antigamente nossa cidade era conhecida como ‘sapecado’ e com esse aterro pode passar a se chamar cidade do ‘lixão’, disse um morador que prefere não se identificar.

Porém, quem defende a ideia da implantação do aterro sanitário, argumenta que o empreendimento trará benefícios para o município como por exemplo, geração de empregos, e que não trará nenhum dano maléfico as propriedades vizinhas de onde for implantado, e nem ao município, uma vez que o aterro deve seguir princípios da engenharia de confinar resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão da jornada de trabalho ou em intervalos menores, se necessário.

A reportagem entrou em contato com prefeito do município, Silvano Pereira Neves, para saber mais detalhes sobre a implantação do referido aterro.

O prefeito explicou que a construção do aterro não terá um centavo de dinheiro público, e será implantado por um empresário que fará um investimento de cerca de R$ 3 milhões no município, gerando ainda pelo menos uma dezena de empregos direto.

“Como não temos recurso para fazer por conta própria o aterro que é obrigatório, então a iniciativa privada está tomando essa inciativa. Não só Novo Horizonte tem esse problema da falta de aterro, mas também Juara e Tabaporã, pois apenas Porto dos Gaúchos está levando o lixo para Primaverinha, mas o custo é alto e Novo Horizonte por exemplo não teria condições de bancar essa despesa sem cortar gastos de áreas essenciais como saúde e educação. Então a implantação desse aterro será uma forma de resolver o problema e ficarmos em dia com as legislações ambientais. E outra, esse aterro não terá lagoas de decantação para deposito de chorume, pois todo o chorume que for gerado nesse aterro será coletado e levado para tratamento na estação de tratamento da empresa Águas de Juara, que será a mesma que implantará o aterro em nosso município”, explicou o prefeito.

Com relação ao baixo assinado que corre na cidade, o prefeito frisou que não estão usando da verdade para fazer a pessoas assinarem. “Isso me deixa contrariado, pois estão falando que vai ser um local pra receber lixo dos outros municípios, e na verdade o que eu vai acontecer é um aterro sanitário dentro das normas ambientais como a legislação requer, e muita gente assina sem saber a verdade. Logico que virá resíduos de outros municípios da região, mas mediante pagamento de um valor por tonelada, que serão pagos a empresa, que dará a devida destinação final”, destaca o gestor de Novo Horizonte do Norte.

Uma audiência pública deverá ser realizada nos próximos dias em Novo Horizonte do Norte, com intuito de proporcionar a população saber mais detalhes e também poderem opinar sobre a implantação do aterro sanitário.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Novo Horizonte do Norte
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…