Home Estaduais Prefeitura de Sorriso decreta quarentena obrigatória e toque de recolher por 14 dias

Prefeitura de Sorriso decreta quarentena obrigatória e toque de recolher por 14 dias

6 min ler
0

A Prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, emitiu novo decreto nesta terça-feira (30) com duração de 14 dias, podendo ser prorrogado, com medidas mais rígidas no combate ao coronavírus, como a quarentena obrigatória domiciliar para pessoas com mais de 60 anos e também para aquelas que estão com suspeita ou confirmação de contaminação pela Covid-19.

Também foi estabelecido o toque de recolher de 30 de junho a 13 de julho, com o objetivo de diminuição da disseminação do coronavírus em toda área urbana de Sorriso das 22h às 5h e, desta forma, é vedado a qualquer cidadão a permanência e o trânsito em vias, equipamentos e locais públicos, sob pena das cominações previstas em lei.

Até o dia 13 de julho estão suspensos:

Qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como festas, confraternizações, shows, atividades em grupo, ainda que realizadas em âmbito domiciliar ou em espaços públicos.

A realização de cultos, missas e de quaisquer outras atividades religiosas presenciais, inclusive no que se refere às festividades.

Aulas presenciais em escolas do ensino fundamental, médio e superior, públicas e particulares, com reavaliação quinzenal.

As atividades comerciais relativas a bares, tabacarias, bilhares, canchas de bochas, casas de jogos, dentre outras afins.

No que refere ao inciso II deste artigo, os representantes religiosos poderão realizar cultos, missas e celebrações religiosas através dos meios de comunicação virtual.

A rede pública municipal de ensino permanece com as atividades escolares de forma não presencial/remota, de acordo com o estabelecido no decreto nº 288, de 05 de junho de 2020.

Ficam restritas as atividades comerciais de lanchonetes e conveniências, que poderão atender apenas ao serviço de delivery(entrega), com a proibição de consumo de bebidas e alimentos no local do estabelecimento, obedecendo-se ainda ao estabelecido no art. 8º deste Decreto.

Sobre o toque de recolher, as exceções são para:

Deslocamento para ida/volta a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, sendo ainda permitido neste período o serviço de entrega domiciliar (delivery) de medicamentos;

Situações em que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento;

Deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde e assistência social, das estruturas das Forças Policiais e de Segurança Pública e Patrimonial, bem como de funcionários de empresas privadas que trabalhem em serviços essenciais ou que funcionem em regime de horário especial.

Todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, com exceção dos que executem atividades essenciais (em consonância com o Decreto Federal nº 10.282, de março de 2020 e com o Decreto Estadual nº 532, de 24 de junho de 2020), deverão encerrar suas atividades até as 22h.

Para as atividades que estão autorizadas o funcionamento, recomenda-se que o estabelecimento limite a entrada de apenas um membro da família, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Ressalta-se que o estabelecimento deve manter as medidas de prevenção ao contágio do Coronavírus (Covid-19), bem como, na entrada e/ou saída do estabelecimento, água e sabão ou álcool na concentração de 70% para assepsia das mãos, bem como aplicação de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…