Home Juara Prefeitura e Câmara de Juara contratam perito ambiental para esclarecer sobre Usina Hidrelétrica Castanheira

Prefeitura e Câmara de Juara contratam perito ambiental para esclarecer sobre Usina Hidrelétrica Castanheira

4 min ler
0

Como fruto de inúmeros pedidos para que um especialista viesse à Juara falar sobre os estudos ambientais e o licenciamento prévio da Usina Hidrelétrica Castanheira, a Câmara de Vereadores, em parceria com a Prefeitura Municipal, recebeu nesta terça-feira, 08 de janeiro, Ivan França e Souza, biólogo e diretor da Eco Systema – Projetos e Consultoria Ambiental Ltda., empresa sediada em Goiânia – Goiás, especializada em análise e periciamento de processos de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos.

Na manhã dessa terça-feira, 08 de janeiro, o biólogo já se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Boy, com representantes do Poder Executivo e com membros da Comissão de Acompanhamento do licenciamento prévio da Usina. O encontro foi no gabinete do prefeito Carlos Sirena.

Ivan França e Souza vai analisar toda a pauta de reivindicação da comissão e apresentar um relatório técnico, para apresentação na audiência pública. Esse documento trará um contraponto a respeito da demanda local e das propostas apresentadas pela EPE, para as compensações dos impactos socioambientais decorrentes da construção e operação da futura usina. Os possíveis investimentos que serão direcionados ao município de Juara, também serão contemplados no estudo de caso.

Como parte dos trabalhos, uma audiência será realizada com o Promotor de Justiça, Herbert Dias na manhã desta quarta-feira 09, e uma reunião será realizada com representantes da Comunidade Pedreira, local onde haverá mais propriedades alagadas, no mesmo dia, às 14h00, na Câmara de Vereadores.

De acordo com membros da comissão, outras reuniões, com datas a serem definidas, serão feitas com os povos indígenas, para tratar do assunto da usina. Primeiramente, a conversa será com os proprietários ribeirinhos que, provavelmente, serão atingidos diretamente pela construção da barragem. Depois, será agendado outro encontro da comissão, com os povos indígenas.

A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada par ser construída no Rio Arinos, terá uma capacidade de 140 MW e o reservatório da barragem ocupará uma área de 9.470 hectares que se estenderá por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante (0,04%), no município de Novo Horizonte do Norte.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…