Home Ultimas Notícias Projeto altera cobrança da taxa de corretagem em negócio imobiliário

Projeto altera cobrança da taxa de corretagem em negócio imobiliário

2 min ler
0

O Projeto de Lei 4066/21 determina que o comprador só será responsável pelo pagamento de comissão ou de serviço de assessoria quando contratar o corretor para pesquisar ou intermediar a negociação do imóvel. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo no Código Civil.

“Em 2016, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela legalidade de cláusulas contratuais que transferem ao adquirente a obrigação de pagar a comissão de corretagem na compra de imóvel, desde que seja previamente informado dessa obrigação”, afirmou o autor da proposta, deputado licenciado Carlos Bezerra (MT).

“Até então, a jurisprudência do STJ caminhava no sentido de atribuir o ônus da corretagem ao vendedor, salvo na hipótese de o comprador contratar o corretor para pesquisar e intermediar a negociação”, observou Bezerra. “O projeto busca demonstrar que a Câmara não admite retrocessos na proteção ao consumidor.”

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos recebe hoje o maior Festival de Rock do nortão. Banda Ira é a atração principal

Não perca o maior festival de rock do norte de Mato Grosso! Nesta noite de sábado, 04 de m…