Home Regionais Recém-nascido morre no hospital municipal de Juína e pais denunciam ‘supostas’ negligências

Recém-nascido morre no hospital municipal de Juína e pais denunciam ‘supostas’ negligências

12 min ler
0

Um caso triste e lamentável foi registrado na cidade de Juína, MT, onde um recém-nascido veio a óbito logo após o nascimento, deixando familiares revoltados com possíveis negligências cometidas pela equipe médica que conduziu o atendimento.

A mãe do recém-nascido, Dayanefer Keny do Santos falou a reportagem e relatou que no dia 13 de agosto deu entrada no Hospital Municipal “Hideo Sakuno”, sentindo fortes dores e contrações, onde sinais indicavam que poderia ser a hora do parto, uma vez que a mesma estava gestante, e foi internada por uma médica, que segundo relatos de Dayanefer dizia que a dor não era nada, porém, passou a medicá-la com remédios que segundo Dayanefer eram muito fortes.

“Eu não estava bem, sentia muitas dores, mas a médica dizia que não era dor, segurando na minha barriga e dizia que não era dor do parto, fazia os toques e dizia que não estava dilatando, mesmo assim eu continuava sentindo muitas dores”, pontuou Dayanefer que disse que somente na quinta-feira é que foi encaminhada para um exame de ultrassonografia onde constou que o bebê já não estava bem.

No dia seguinte a médica que prestava atendimento a Dayanefer, disse que estava tudo bem com a criança.

Durante o período em que Dayanefer ficou internada, seu esposo Josemir Venâncio da Silva foi até o hospital municipal e tentou uma conversa com a médica, onde ambos tiveram os ânimos exaltados e a mesma ameaçou fazer um boletim de ocorrências e impedir a entrada do mesmo no hospital.

Josemir Venâncio explicou que foi até o hospital para convencer a médica e fazer a cesariana em sua esposa, uma vez que o médico que acompanhou todo o pré-natal da mesma já havia encaminhado tudo para que fosse realizado a cesariana, porém a médica o retrucou dizendo que com ela Dayanefer teria que ter o filho através de parto normal, e que caso quisesse cesariana teriam que ser num hospital particular, segundo Josemir.

Somente na segunda-feira dia 19 de agosto, após realizar um novo exame de ultrassonografia o médico que acompanhava o pré-natal de Dayanefer disse que iria fazer a cesariana, pois havia dado alterações no exame, e no mesmo dia a cesariana foi realizada em um centro cirúrgico de um hospital particular, (haja vista que o centro cirúrgico do hospital municipal está passando por reformas),onde as 15:30h foi realizado a cesariana, ao nascer, o médico que fez a cesariana relatou que o bebê deveria ter sido tirado na sexta-feira, e que mesmo com um ‘tapinha’ no bumbum do bebê chorou muito fraquinho, tendo uma parada cardíaca sendo reanimado e levado de volta ao hospital municipal, onde ao chegar no hospital o bebê veio a óbito com o laudo de parada cardíaca que apontava que a criança sofria problemas cardíacos, porém a mãe ressalta que fez nove exames de ultrassonografia e somente no último foi que disseram que a criança estava com problemas no coração.

Dayanefer disse que está em choque e que não consegue acreditar no aconteceu com seu filho, e que não aceita o que está no laudo da morte do seu filho e sabe que não é a primeira mãe que está passando por isso, e pretende se unir com outras mães que passaram pelo mesmo que ela está passando sendo a dor maior ainda devido a médica ter solicitado autorização da mesma para fazer uso do corpo da criança em óbito para realizar estudos alegando que o garoto tinha “olho de gato” e após os estudos devolveria o corpo da criança para que a família sepultasse.

“Foi um ato desumano e desrespeitoso, não respeitando nossa dor” ressaltou Dayanefer que disse ter confeccionado o boletim de ocorrências, porém não fez a certidão de óbito, uma vez que os médicos poderão colocar a causa morte conforme lhes for favorável, e isso a família não aceita.

O esposo de Dayanefer relatou que já fizeram um boletim de ocorrências, uma vez que a família tem dúvidas dos procedimentos médicos que foram tomados e espera que a causa morte do filho seja realmente esclarecida.

A avó materna do bebê, senhora Leide Duarte dos Santos, estava muito abalada e mesmo assim falou ao Juína News que o sentimento é de muita tristeza e descaso, e que sua família fez as nove ultrassonografias e estava tudo bem com a criança e que em uma das visitas que fez a filha enquanto estava internada, percebeu que sua filha estava com o rosto inchado e se queixando de dores.

“Era um neto muito esperado, e quando cheguei no hospital peguei uma criança morta! Queremos justiça pelo amor de Deus! Se a médica não dá conta de exercer o cargo que caia fora” desabafou a avó da criança que disse que seu neto era perfeito sem quaisquer sinais, e terminou clamando por justiça.

Além do boletim de ocorrências, os pais delataram o caso na promotoria de justiça de Juína.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a secretária de saúde de Juína, Leda Villaça, disse ao Juína News que conversou com os obstetras do hospital municipal em busca de explicações sobre o ocorrido. Que Dayanefer realmente estava internada e que na última ultrassonografia feita mostrou realmente a criança com problemas cardíacos, e que o médico obstetra optou pela interrupção da gravidez e de fato ele explicou que, quando cortou o cordão umbilical a criança apresentou arritmia cardíaca, e que no parto a criança entrou em sofrimento, mas que havia médicos, como pediatra para o atendimento da criança, mas infelizmente ela não resistiu e morreu.

A secretária Leda informou que a mãe do recém-nascido já vinha sendo acompanhada por um obstetra, porque ela já perdeu outro bebê numa gestação que não evoluiu.

Leda explicou que a cirurgia cesariana é feita em caso de urgência, porque o parto normal é saudável a todos e que o perigo de uma cesariana com data marcada é da criança nascer prematura e que pode não sobreviver por ser prematura.

Leda Villaça admitiu uma única falha neste caso, a falta do diálogo do médico ou dos médicos com a família para dar mais informações sobre os riscos no dia em que a criança nasceu e posteriormente faleceu.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Regionais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…