Home Estaduais Relaxamento nas cidades de Mato Grosso deve aumentar casos de covid-19, mas Governo anuncia reforço na fiscalização

Relaxamento nas cidades de Mato Grosso deve aumentar casos de covid-19, mas Governo anuncia reforço na fiscalização

5 min ler
0

Diante do relaxamento das normas de isolamento social por parte de alguns municípios, o Governo do Estado optou por reforçar a fiscalização durante este período de pandemia.

A intenção é evitar que o vírus aproveite essa flexibilização para se proliferar ainda mais.

No entanto, para o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo(foto), a medida irá resultar em um aumento significativo no número de casos em Mato Grosso.

“É óbvio. Temos um confinamento. Pra que ele serve? Para reduzir a possibilidade de interação entre as pessoas, quanto maior essa interação, maior a incidência da contaminação. Isso é lógico e é óbvio, mas hoje temos capacidade de suportar esse aumento”, admitiu.

Diante disso, não está descartada a possibilidade de o Executivo Estadual retomar o isolamento social. “Hoje nossa capacidade de atendimento é grande para uma demanda pequena, mas acredito que vai aumentar nos próximos dias e vamos ter que medir isso para verificar se haverá a necessidade novamente de apertar o isolamento social ou se a flexibilização pode ir ocorrendo”, pontuou o secretário.

Apesar disso, Figueiredo afirma que não é contra o retorno gradativo das atividades. Contudo, frisa que a flexibilidade deverá ser adotada apenas nas cidades em que têm um plano de ação para a Saúde, com mapeamento do número de casos e projeções.

“Resolvendo todas as lacunas estratégicas e número de leitos suficientes é que dizemos que essa flexbilização é possível, mas tem que ser feita gradativamente, e sempre pedimos e lembramos que esta fosse feita de modo a não estrangular a capacidade de atendimento nem estrutura hospitalar”, pontuou o secretário.

Na Capital, por exemplo, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou no início da semana a reabertura do comércio em horário restrito, das 10h às 16h. Contudo, Shoppings centers e academias continuam fechadas.

O emedebista possui um plano de contingenciamento que vai desde fechamento de unidades hospitalares para tratar apenas pacientes infectados com o Covid-19, até a instalação de leitos provisórios.

Atualmente, Mato Grosso possui mais de 1,2 mil leitos de UTI e ambulatoriais disponíveis a casos de Covid-19. Com número de casos e óbitos abaixo das previsões, o Governo do Estado não descarta a possibilidade de vir a auxiliar outros estados neste momento de pandemia.

“Se houver necessidade de deslocamento de paciente de um Estado para outro, isso provavelmente deva ocorrer. Torço para que aqui em Mato Grosso a gente consiga achatar tanto essa curva da doença que permita atender paciente de outros estados”, completou.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…