Home Porto dos Gaúchos Série: Máfia das Ambulâncias envolveu 20 prefeitos do Nortão

Série: Máfia das Ambulâncias envolveu 20 prefeitos do Nortão

5 min ler
0
Aqui, onde tudo acontecia

 

Um dos maiores rombos na saúde pública brasileira foi o escândalo Sanguessugas revelados em 2006 pela Operação Máfia das Ambulâncias deflagrada pela Polícia Federal e revelou as entranhas das transações entre uma empresa que montava ambulâncias em Cuiabá, a Planam, integrantes da bancada federal, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeitos. Um dos operadores do esquema seria o então deputado federal Ricarte de Freitas, de Sinop, e teria a participação de 20 dos 35 então prefeitos ou ex-prefeitos do Nortão.

 

Ex-prefeito de Porto dos Gaúchos, Revelino Trevisan na lista das sanguessugas

Nenhum peixe graúdo foi condenado. Algumas figuras da arraia-miúda receberam brandas penas.

O esquema era orquestrado em silêncio. A Planam, empresa da família Vedoin, montava ambulâncias e unidades móveis de saúde em Cuiabá e as vendia a preço superfaturado para prefeituras por meio de emendas parlamentares federais direcionadas para tanto.

A Planam vendia para prefeituras em quase todos os estados, inclusive em São Paulo, onde se concentra a industria automobilística nacional.

Essa movimentação resultou na investigação de dezenas de deputados e senadores Brasil afora, mas o foro privilegiado blindou esses parlamentares..

 

Ganhava, a empresa, o deputado, o senador e o prefeito. O contribuinte ficava no prejuízo.

Segundo as investigações, inquéritos na Polícia Federal e processos, o esquema Sanguessuga teve a participação de 20 prefeitos do Nortão. Todos negam.

Essa lista é formada por Celso Banazeski (Colíder), Aloir José Luke (Nova Guarita), Nilson Leitão (Sinop), Adriano Pivetta (Nova Mutum), Lutero Siqueira (Guarantã do Norte), Luiz Cândido de Oliveira (Terra Nova do Norte), Olídio Bortolas (Santa Carmem), Revelino Trevisan (Porto dos Gaúchos) Antonio Debastiani (Feliz Natal), Paulo Rogério Riva (Tabaporã), Otaviano Pivetta (Lucas do Rio Verde), Roque Carrara (Nova Santa Helena), Romoaldo Júnior (Alta Floresta), José Bauer (Nova Ubiratã), Priminho Riva (Juara), José Domingos Fraga (Sorriso); e Pedro Alcântara (Paranaíta), Geovane Marchetto (Marcelândia), Reinaldo Tirloni (Tapurah) e Ilson Matinscke (Santa Rita do Trivelato),os quatro últimos já falecidos. Alguns foram indiciados – inclusive à revelia -, outros morreram e alguns foram beneficiados com a volatilização do fato.

Otaviano Pivetta foi indiciado à revelia pela Polícia Federal. É vice-governador pelo PDT.

Celso Banazeski é secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico no governo do democrata Mauro Mendes.

Nilson Leitão foi deputado federal, disputou o Senado em 2018 pelo PSDB e perdeu, e novamente está em cena de olho na cadeira da senadora cassada Selma Arruda (Podemos), ora ocupava pelo biônico Carlos Fávaro (PSD).

Romoaldo Júnior (MDB) é suplente de deputado estadual e está na Assembleia pelo sistema de rodízio parlamentar.

José Domingos Fraga foi deputado estadual e secretário de Estado em parte do governo de Silval Barbosa. Não disputou a reeleição em 2018 e o esquema político lhe deu um alto cargo comissionado na Assembleia.

FOTO:

1 Geraldo Tavares

2 – Boamidia

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…