Home Estaduais Servidores da educação mantêm greve e dizem não temer risco de demissão

Servidores da educação mantêm greve e dizem não temer risco de demissão

4 min ler
0

Os profissionais da Educação de Mato Grosso votaram por manter, por tempo indeterminado, a greve iniciada no dia 27 de maio. A decisão foi tomada em uma assembleia-geral no início da tarde desta segunda-feira (05), em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Cuiabá.

 

A decisão ocorre após a desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, declarar a ilegalidade da greve e determinar que os servidores voltem ao trabalho no prazo de 72 horas, sob pena de multa de R$ 150 mil por dia.

Além disso, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que após 30 dias que a Justiça declarou a ilegalidade, o Executivo tem a prerrogativa de começar a afastar os grevistas e nomear novos contratados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, afirmou que o movimento somente irá se encerrar após uma proposta do Executivo.

“O que irá suspender a greve é uma proposta. Enquanto não houver uma proposta de pagamento da lei 510, o recado é que o Governo está perdendo o tempo. Ele tem que apresentar uma proposta para, aí, sim, esta categoria se reunir para discutir a possibilidade de suspensão da greve. Caso contrário, a greve continuará”, afirmou.

Os servidores cobram o cumprimento da lei da dobra do poder de compra (510) - aprovada em 2013, na gestão do ex-governador Silval Barbosa, e que dá direito a 7,69% a mais anualmente na remuneração durante 10 anos – e a Revisão Geral Anual (RGA).

“Esta greve tem se arrastado única e exclusivamente porque o Governo do Estado tem se negado a apresentar uma proposta. Tão rápido o Governo apresente uma proposta à categoria, submeteremos a uma análise e retornaremos às atividades”, disse o sindicalista.

Valdeir Pereira ainda pediu calma aos pais dos alunos, que começam a se manifestar contra a paralisação. Desde a última sexta-feira (02), pais e alunos da Escola Estadual Souza Bandeira, localizada no Coxipó, em Cuiabá, estão realizando mobilizações na porta da unidade como forma de sensibilizar os professores a retornarem as salas de aula.

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…