Home Porto dos Gaúchos Tribunal de Justiça de Mato Grosso estuda extinguir 13 comarcas, entre elas a de Porto dos Gaúchos

Tribunal de Justiça de Mato Grosso estuda extinguir 13 comarcas, entre elas a de Porto dos Gaúchos

4 min ler
0

O município de Porto dos Gaúchos, que foi a primeira comarca na região do vale do Arinos, instalada em 1985, corre o risco de sofrer um grande retrocesso e o município voltar a ficar sob jurisdição da comarca de Juara ou mesmo de Tabaporã.

É que diante da realidade econômica do estado, em 2019 o Tribunal de Justiça de Mato Grosso – TJMT deu início a um estudo técnico, e estuda extinguir 13 comarcas no estado, e a de Porto dos Gaúchos entrou nos estudos de viabilidade de suspenção, a pedido do presidente do TJ, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

Conforme documento publicado no Diário Oficial de Justiça, já constam em estudos com possibilidade de serem extintas 7 comarcas sendo; de Nortelândia, Poxoréu, Dom Aquino, Arenápolis, Pedra Preta, Juscimeira e Itiquira.

Na última segunda-feira, 18 de fevereiro/2019, foram incluídos também nos estudos para eventual suspensão mais 6 comarcas sendo as de; Itaúba, Jauru, Canarana, Vera, Santo Antônio do Leverger e Porto dos Gaúchos.

Alguns dos municípios comarcas, que contam com apoio político de deputados estaduais, já se mobilizam para barrar a tentativa de extinção, como é o caso de Arenápolis e Nortelândia, onde os prefeitos já se reuniram através de intermediação política, com o presidente do tribunal de justiça para discutir a situação.

Na reunião com os prefeitos, que estavam acompanhados do deputado estadual Dr. João de Matos (MDB), o presidente do TJMT adiantou que as comarcas serão extintas somente após levantamento criterioso, que vai apontar o número total de processos físicos e eletrônicos, além do quadro de servidores lotados em cada comarca e o valor gasto para manter a estrutura funcionando.

O desembargador deixou claro que no momento não há uma determinação para o fechamento de nenhuma comarca, apenas existe um estudo em andamento.

Em caso de fechamento das comarcas, pode haver a demissão ou o remanejamento de servidores, além da remoção dos processos para outras comarcas.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…