Home Ultimas Notícias Unidade móvel do Hospital de Amor de Sinop inicia este mês tratamentos contra câncer

Unidade móvel do Hospital de Amor de Sinop inicia este mês tratamentos contra câncer

4 min ler
0

A unidade móvel do Hospital do Amor, que atenderá 15 municípios da região Norte de Mato Grosso, será inaugurada, dia 18 desse mês. De acordo com a médica e presidente da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, Anna Letícia Yanai, os procedimentos começam dia 19, em Santa Carmem com exames gratuitos “preventivos de câncer de colo uterino, também conhecido como Papanicolau, e mamografia. O caminhão-unidade móvel tem um mamógrafo digital, uma setor para coleta de exames e médicos mastologistas treinados”, detalha.

Pacientes que apresentarem qualquer resultado alterado serão orientadas a fazer agendamento em Sinop para acompanhamento. “Não significa que estão doentes. Mesmo se tivermos exames de imagem que apresentem algo suspeito, é necessário complementar com uma biopsia por exemplo”, esclareceu.

Em caso de confirmação da doença, a médica  aponta que as unidades fixas em Sinop e Cuiabá estão preparadas para “fazer pequenas cirurgias e tratamentos. Em caso de retirada de uma mama, realização de quimioterapia ou radioterapia teremos que encaminhar ao Hospital de Amor em Barretos em São Paulo”, explicou a médica.

Ana Yanai ainda afirma que a importância de ter uma unidade de prevenção em Sinop está na “realização do diagnóstico precoce. Entre  dois ou três anos nós não teremos mais casos de câncer avançado de mama e útero em nossa região, pois estaremos fazendo este processo de triagem com a população”.

De acordo com o diretor executivo da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte , Paulo Prates, o caminhão foi “cedido em forma de comodato, por uma empresa de veículos e o mamógrafo adquirido pelo Rotary Clube Internacional, totalizando investimento de R$ 2 milhões”.

Essa é a décima terceira unidade móvel do Hospital de Amor no país, que é o maior centro de tratamento de câncer e o mais conceituado da América Latina, atendendo cerca de 6 mil pacientes por dia. Os equipamentos são de alta tecnologia e os profissionais totalmente especializados. O hospital já atendeu e continua atendendo, gratuitamente, centenas de moradores em Mato Grosso.

Só Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos promoveu 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CMGTS)

Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, Porto dos Gaúchos sediou sua primeira Conferência Muni…