O vereador Leandro Budke (MDB), que exerce seu primeiro mandato, foi eleito para presidir a Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos no Biênio 2023/2024.
Ele é o mais jovem dos atuais parlamentares do município, e conseguiu a eleição após articulação com o grupo de 05 vereadores que foram eleitos na base do atual prefeito do município. Leandro que terá como vice presidente o vereador Eder Boldrin (PDT), como 1ª secretária Ângela Piovesan (MDB) e 2º secretário Tenente Donizete (MDB), obteve 05 votos favoráveis a eleição.
A outra chapa registrada, que teve como candidata a presidente a vereadora Luciane Bündchen (UB), obteve 04 votos. A vereadora que teve os votos dos vereadores Professor Enos (PT), Claudiomar Braun (PSB) e Ivo Castro (UB), destacou que decidiram registrar a chapa para concorrer, mesmo sabendo da pouca probabilidade de eleição, devido ao fato de que em nenhum momento foram contatados pelo vereador eleito com pedido de voto.
Após a eleição o novo presidente eleito disse que apesar de ter entrado na politica de ultima hora, nesse tempo como vereador adquiriu conhecimento necessário para fazer uma administração da casa em prol do município, e nunca por interesses pessoais. “Sou mais um de um grupo, ninguém faz nada sozinho e nesses dois anos aprendi isso, vou estar disposto a ouvir a todos, respeitando a opinião individual de cada um”, disse Leandro Budke, que também prometeu a valorização de todos os servidores da Câmara, melhorando e dando condições de trabalho.
A vereadora Ângela Piovesan, que presidiu sua última sessão ordinária como presidente, lembrou do fato de ter sido a primeira mulher na história de Porto dos Gaúchos a presidir o parlamento municipal, sendo eleita na época por unanimidade. Findando seu mandato, ela agradeceu o apoio que teve de todos os vereadores, do prefeito municipal em todas as ações da Câmara, principalmente com a obra de construção da nova sede em andamento e parabenizou e desejou boa sorte ao novo presidente Leandro Budke.
Os demais vereadores também parabenizaram o presidente eleito e a nova mesa diretora da Câmara para o próximo biênio.
Fonte: Porto Noticias