Home Legislativo Vereadores aprovam criação de Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em Porto dos Gaúchos

Vereadores aprovam criação de Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa em Porto dos Gaúchos

4 min ler
0

A estrutura administrativa da prefeitura de Porto dos Gaúchos passa a contar a partir de 2022 com mais uma importante secretaria. A pedido do prefeito Vanderlei de Abreu, os vereadores analisaram e aprovaram na última sessão do ano, realizada dia 13 de dezembro, o projeto de criação da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Com a aprovação, a secretaria assume a partir do ano que vem as atribuições culturais do município, que até então estavam delegadas a um Setor subordinado a secretaria de Meio Ambiente e Turismo – Sematur. Com a criação da secretaria de Cultura e Economia Criativa, facilitará a captação de recursos, tanto a nível de estado como de país para fomentar a cultura no município.

Atribuições

A secretaria municipal de Cultura e Economia Criativa terá como atribuições a promoção dos bens culturais, das tradições históricas, do cultivo das ciências, das letras, das artes cênicas, plásticas, expressões corporais, musicais, e da dança, velar pela preservação do patrimônio histórico e cultural, estimular o intercâmbio com outras fontes, sem prejuízo do zelo pela manutenção da identidade cultural do Município, como ainda cultivar a diversidade expressiva e a descentralização da formação do ambiente cultural, estimular a produção artística como força social de desenvolvimento coletivo, elaborar planejamentos articulados, seguros e criativos e apoiar ações de revitalização e acompanhamento do patrimônio histórico, cultural material e imaterial, relacionados aos projetos tombados e a tombar no município, promover o acesso da população aos bens, espaços, atividades e serviços culturais, bem como realizar atividades outras próprias de sua área de atuação.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram também o projeto que Institui a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa em Porto dos Gaúchos.

Este projeto visa fomentar o setor da economia criativa do município, quer seja, aquele que usa em seu meio de produção técnicas inovadoras, bem como, àquelas que trabalham com a distribuição, circulação e consumo destes bens e serviços.

A economia criativa é aquela que usa diferentes métodos econômicos produtivos que fujam da linhagem tradicional fabril industrial. Com o impacto causado pela pandemia da covid-19 na economia brasileira, principalmente na área cultural, o projeto propõe reanimar e estimular os setores que oferecem produtos e serviços de valor cultural, intelectual, social e artístico.

PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Terceiro Encontro de Vereadoras de MT foi realizado nesta quarta-feira, 27 em Cuiabá

As mulheres constituem a maioria do eleitorado brasileiro, dos mesários voluntários e do p…