Home Legislativo Vereadores de Porto dos Gaúchos se reúnem com prefeito para tratar sobre fiscalização de construções particulares

Vereadores de Porto dos Gaúchos se reúnem com prefeito para tratar sobre fiscalização de construções particulares

5 min ler
0

Os vereadores de Porto dos Gaúchos se reuniram na manha desta segunda-feira (11 de julho), com o prefeito do município Vanderlei de Abreu e o secretário de Planejamento Renato Castilho, para tratar sobre a questão da fiscalização de obras de edificações na cidade.

O assunto entrou em pauta após ser levantado pelo vereador Leandro Budke, em sessão realizada na câmara no ultimo dia 04 de julho. Na tribuna, o vereador levou cobranças de munícipes sobre o rigor da fiscalização, e cobrou bom senso por parte dos profissionais em caso de autuações.

Na reunião nesta segunda-feira, em que participaram os vereadores Claudiomar Braun, Antonio Carrasco “Tampinha”, Eder Boldrin, Ivo Castro, Professor Enos, Luciane Bündchen e a presidente Ângela Piovesan, foi esclarecido pelo prefeito Vanderlei e pelo secretário Renato Castilho a forma como a fiscalização é feita, e colocado que tem sido respeitado a legislação, uma vez que o município não pode negligenciar fiscalização e nem arrecadação de impostos, sob pena de incidir na lei de responsabilidade fiscal.

Ficou acertado entre executivo e legislativo também que a prefeitura irá encaminhar um projeto de Lei que visa isentar pessoas de baixa renda do alvará de construção e fornecer um projeto de construção com uma metragem estipulada, e já aprovado.

A previsão conforme o prefeito Vanderlei é que nos próximos 90 dias esse projeto seja formulado e encaminhado a câmara. “Essa reunião foi pra ajustar essa situação, pois sempre trabalhamos voltado a melhorias e para ajudar as pessoas que tem menos condições. Deixo claro que a prefeitura não está multando ninguém, apenas notificando pra regularizar a parte documental, que o próprio engenheiro pode orientar as pessoas. Sempre falo que o bom senso tem que prevalecer e tenho pedido aos órgãos fiscalizadores para nunca radicalizar e já chegar multando. Oriento que cheguem, conversem e o cidadão comparecendo na prefeitura, ele vai ser orientado e até ajudado para resolve o problema”, disse o prefeito Vanderlei.

A presidente do poder legislativo, Ângela Piovesan, destacou que é importante o projeto para beneficiar as pessoas de baixa renda, e que assim que o projeto chegar será analisado, verificado toda sua legalidade para posterior aprovação.  Ela orientou ainda sobre o IPTU, para que sempre que a pessoa receber com valor que desconfie que está fora do comum, que procure o setor de tributação para esclarecimentos.

“Com relação a fiscalização, segundo o que nos foi passado pelo prefeito e pelo secretario de Planejamento, é que sempre que existe a fiscalização em obras de construções, é notificado no início e dado um prazo para o responsável procurar a prefeitura para regularizar. A gente sabe que a prefeitura não pode se omitir da lei, mas cabe a nós, executivo e legislativo buscar alternativas para fomentar a construção civil e ajudar as pessoas com menos recursos, buscando solução que venha a beneficiar a todos”, concluiu a presidente.

Fonte: Porto Noticias

Foto Porto Noticias
Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Locais de prova do Concurso Unificado podem ser acessados a partir desta quinta-feira

Os candidatos que se inscreveram no CNU (Concurso Nacional Unificado) vão poder acessar os…