Uma ação de reintegração de posse realizada no último dia 15 de janeiro/21, retirou pelo menos 50 famílias que ocupavam uma área de fazenda próximo ao rio Macaco em Tabaporã, entre os distritos de Nova Fronteira e Americana do Norte.
O acampamento que havia sido batizado de “Comunidade Nova Aliança” estava localizado as margens da MT-010. As famílias acampadas foram desalojadas por forças policiais seguindo um mandado de reintegração de posse expedido pela justiça em favor dos proprietários a área. As famílias estavam morando no local a mais de um ano e meio.
Alguns moradores relataram que mesmo antes de conseguirem retirar seus pertences, maquinários começaram a destruir tudo que haviam construído, inclusive plantações.
Houve também por parte de alguns acampados relatos de coação, de que haviam seguranças no local para garantir que eles não pudessem voltar para pegar seus pertences, que foram estraçalhados pelas maquinas.
Após a reintegração de posse, as famílias foram remanejadas para o distrito de Nova Fronteira em Tabaporã, onde muitos estão morando em várias famílias na mesma casa. Outros que tinham mais condições alugaram casas separadas
Além de oficiais de justiça, policiais militares, conselheiros tutelares e assistentes sociais acompanharam a remoção dos sem terras do local.
Fonte: Porto Noticias
Veja vídeos e fotos que circularam nas redes sociais…