O projeto batizado de “Portinho Educação Ambiental, desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos – SEMATUR, nas escolas do município, tem desenvolvido nas crianças a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.
Conforme informou a secretaria da SEMATUR, Andyra Piovesan, o projeto foi idealizado ainda na gestão passada, porem com o inicio e agravamento da pandemia da covid-19, não houve tempo hábil para colocá-lo em pratica, o que está sendo feita agora na atual gestão do prefeito Vanderlei de Abreu.
“Só conseguimos colocar em prática esse ano, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Educação através da professora Carla Cristina Camargo da escola municipal Gustavo Adolfo Wilke, tendo como público alvo alunos de 04 a 12 anos da escola. Nesse projeto, as crianças tomam consciência de como a reciclagem pode ajudar o meio ambiente, de modo que todos tenhamos uma sociedade e um mundo melhor”, destaca a secretária Andyra.
Uma vez ao mês, as crianças fazem a troca dos materiais recicláveis que eles coletam e separam em suas residências por brindes/brinquedos que são comprados com recursos financeiros do Conselho municipal de Meio Ambiente.
Ainda com o desenvolvimento do projeto, além dos alunos obterem vantagens com a troca de recicláveis por brindes, eles passam a compreender a importância do trabalho dos coletores de materiais, tendo ideia da seriedade de mudança de concepção nesse sentido, que são os primeiros passos de desenvolvimento da consciência ambiental.
Fonte: Porto Noticias
Ver essa foto no Instagram