Home Ultimas Notícias Agro aceita aumentar contribuição, mas exige ser ouvido na reestruturação do Estado; Fethab vai a votação

Agro aceita aumentar contribuição, mas exige ser ouvido na reestruturação do Estado; Fethab vai a votação

6 min ler
0

Em uma longa reunião na tarde desta segunda-feira (21) representantes do Governo do Estado, do setor produtivo rural e da Assembleia Legislativa quase chegaram a um consenso acerca da contribuição do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), e a segunda votação do projeto de lei proposto pelo Governador Mauro Mendes (DEM) deve ocorrer em plenário já nesta terça-feira (22). Uma das cobranças do setor produtivo é que ele participe da escolha de onde os recursos arrecadados serão aplicados.

A informação de um acordo quase selado foi confirmada pelo deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal’boso, que representou tanto o Poder Legislativo, quanto o Executivo na reunião.

“Estamos chegando praticamente no final e acho que mais de 90% da lei já está produzida de acordo com o que pode ser viabilizado pelos setores. Até amanhã temos que estar com a redação praticamente definida do novo Fethab para o Estado de Mato Grosso. Até amanhã vamos bater o martelo, faremos a nova redação desta lei que ficará adequada para o Estado, que vai arrecadar, para a Assembleia que vai votar, mas também para o setor”, disse o parlamentar após a reunião.

Questionado se as divergências ainda não resolvidas podem adiar a segunda votação, marcada inicialmente para amanhã, o deputado afastou a hipótese e garantiu que a matéria estará apta para ser votada no plenário nas próximas horas.

“Vamos apresentar amanhã na Comissão de Constituição e Justiça, que lá está o projeto para que se assim for de entendimento dos parlamentares, um substitutivo integral, adequando com a redação já definida entre o entendimento do Governo, da Assembleia Legislativa e do setor… De maneira alguma será adiada. Vamos apresentar as mudanças necessárias de acordo com o combinado aqui nesta reunião”, explicou o parlamentar, que levou o relatório da reunião para o Palácio Paiaguas.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral também confirmou que tanto o setor produtivo, quanto a Assembleia Legislativa e o Governo estão se entendendo e que a classe pretende ajudar ativamente para que o Estado saia o mais rápido possível da crise que se encontra.

“Estamos caminhando para um consenso. Nós colocamos para o governo e para a Assembleia o que é possível suportar pelo agro e a gente vem dizendo que nós somos bastante taxados, mas entendemos a necessidade do estado e podemos até contribuir, mas nós queremos participar também da concepção da reconstrução do estado”, disse o comandante da Famato.

“Entendemos a necessidade do Estado agora de dinheiro imediato para pagar as contas atrasadas, 13º de funcionário. Vemos determinadas viaturas de polícia sendo recolhidos e isso causa insegurança em nós e em toda a população e nós somos sensíveis a isso. Volto a dizer, nós não estamos aqui só reclamando se vamos ser mais taxados ou não. Nós queremos e achamos que esse é o momento de como o setor produtivo participar da concepção da reestruturação desse estado”, analisou.

O projeto de lei já foi aprovada em primeira votação na semana passada. A proposta dispõe sobre a unificação do Fethab I e Fethab II, o aumento da alíquota de contribuição e a retirada do prazo de extinção da arrecadação. Até o momento, o PL já recebeu oito emendas parlamentares.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…