Home Ultimas Notícias Calendário das eleições 2020 segue mantido mesmo com indefinição sobre realização de eleição

Calendário das eleições 2020 segue mantido mesmo com indefinição sobre realização de eleição

5 min ler
0

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Geraldo Gilberto Gilraldeli, disse que a realização das eleições em  outubro ainda está indefinida e depende do comportamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Entretanto, sem essa definição, segue mantido o calendário com o pleito no dia 4 de outubro (1° turno) e 25 de outubro (2° turno do pleito). O presidente foi o primeiro entrevistado do quadro Live GD, nesta quinta-feira (4), nas redes sociais.

Mesmo com o calendário mantido até o momento, o presidente não descarta a realização do pleito somente em dezembro deste ano, a depender do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Giraldeli destacou aos jornalistas Jéssica Bachega e Pablo Rodrigo que ainda este mês o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá um posicionamento sobre a questão. Podendo o pleito ser realizado mesmo em outubro, como previsto, novembro ou dezembro. O presidente disse que o TSE vai ouvir a Vigilância Sanitária do país sobre a situação da pandemia no país.

Por questões de economia para o país, Giraldeli defende que o pleito para o senado ocorra junto com as eleições municipais, ou seja, o cidadão terá que votar para vereador, prefeito e para senador, já que a senadora Selma Arruda (Podemos) teve seu mandato cassado e Carlos Fávaro (PSD) ocupa temporariamente à vaga no Senado Federal. Segundo ele, o gasto seria de R$ 12 milhões a R$ 14 milhões.

Medidas de higiene

Segundo ele, há toda uma preocupação com o distancimento entre os eleitores na votação, o uso de máscaras e de álcool em gel por todos e medidas de contenção para evitar aglomeração.

Outro caso é quanto a biometria do eleitor, segundo ele, o TSE deve liberar no sentido de liberar essa biometria e fazer como antes, assinatura como comprovante votação como medida de higiene para que todo mundo não toque no mesmo lugar. Destacou que até a necessidade de que cada eleitor compareça com sua própria caneta está sendo estudada.

Campanha eleitoral

O presidente destacou que é preciso trabalhar como uma nova forma de fazer campanha eleitoral. Lembra que os candidatos e os partidos políticos precisam entender o momento que estamos passando e se preocupar com a saúde. “A população tem que entender isso e ver com bons olhos os candidatos que se adequam a esse novo sistema”, destacou.

Cadastro eleitoral 

O desembargador destacou que 264 mil eleitores estão com os títulos cancelados em Mato Grosso. Segundo ele, o número era bem maior, mas os eleitores buscaram o TRE e foram atendidos, mesmo em momento de pandemia, através de atendimento virtual e conseguiram regularizar sua situação.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…