Campanha de atualização de vacina contra o sarampo começa nesta segunda-feira dia 07 de outubro

A partir desta segunda-feira (07 de outubro/2019), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D em 19 de outubro (Sábado).

Já o segundo grupo, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 49 anos, com dia D em 30 de novembro. O grupo de adultos dependerá do histórico vacinal. Portanto, é importante que todos nessa faixa-etária recomendada compareçam ao posto de saúde com a caderneta para verificação.

Em Porto dos Gaúchos a intensificação da campanha iniciou há 30 dias, através de busca ativa pelas crianças na faixa etária recomendada. A partir de hoje, a campanha inicia-se oficialmente aos dois grupos.

Vale ressaltar que a campanha não é INDISCRIMINADA! E sim, de atualização.

O QUE É O SARAMPO

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre através do contato com bacilos orais presentes na tossefala e espirro do doente.

SINTOMAS

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

COMO PREVENIR O SARAMPO?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.

DADOS DE SARAMPO

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (4/10).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

 

Deixe seu comentário: