Home Ultimas Notícias Com aulas só a distância, alunos criticam cobrança de mensalidade integral da Unic

Com aulas só a distância, alunos criticam cobrança de mensalidade integral da Unic

7 min ler
0

Estudantes da Unic criaram um baixo assinado para protestar contra a cobrança de mensalidades por aulas presenciais, sendo que, em meio à pandemia do coronavírus, estão tendo somente ensino a distância, o EAD, após a suspensão das atividades acadêmicas.

O abaixo-assinado pela internet (clique aqui), que já tem mais de 6 mil assinaturas – a meta é bater 7,5 mil. Eles pedem que as mensalidades sejam reduzidas em até 50%, independente de bolsas ou outros descontos. Para eles, a cobrança de valores integrais, como se tivessem aulas presenciais, se mostra “desarrazoado no momento de calamidade pública”.

“Muitos dos alunos tiveram sua renda sensivelmente reduzida ou mesmo perderam seus empregos em decorrência da crise instalada. Nada mais lógico, então, que a Unic adote uma postura coerente com a situação apresentada acima e reveja os valores das mensalidades de seus alunos”, traz trecho do texto do abaixo-assinado.

Os estudantes preferem não se identificar por medo de retaliações ou perseguições, como notas baixas ou até reprovações em disciplinas.

Eles dizem que os estudantes se mostram compreensíveis com o momento de evitar aglomerações e ficar isolados. Entendem que o ensino a distância é uma forma de continuar com a faculdade. Mas eles não acham justo pagar por aulas presenciais que não terão e, por isso, denunciam falta de suporte — e até de compreensão — por parte da Unic.

O que gostaríamos é que no mínimo, diminuísse a mensalidade para cobrar somente por aula EAD, que é mais barato. Tá difícil para todo mundo. Tem gente que não vai ter dinheiro para pagar o que tem agora em abril”, disse um dos estudantes que afirma, também, que não vai ter dinheiro para quitar boleto por conta do fechamento do comércio.

Das aulas pela internet, eles também têm reclamações. “Não temos explicações. A gente não sabe de nada. Os coordenadores não respondem alunos. Na secretaria, eles nem falaram nada. A Unic, como sempre, deixando os alunos de lado”

Outro lado

Por meio de nota, a Unic emitiu o seguinte posicionamento:

Suspendemos as atividades presenciais para contribuir nas ações preventivas à propagação do novo vírus

Nota da Unic

A Unic suspendeu suas atividades presenciais para contribuir nas ações preventivas à propagação do COVID-19. Para manter a qualidade do conteúdo e garantir suporte total aos nossos alunos, as aulas estão sendo ministradas pelos professores de forma remota. Os docentes seguem utilizando a mesma estrutura das aulas presenciais e trabalhando em jornada integral para que não haja qualquer prejuízo ao currículo e calendário escolar, em total consonância com as Portarias nº 343 e 345*, de 17 e 19/03/2020 respectivamente, do Ministério da Educação. Não houve, portanto, qualquer redução de custos para a instituição, pois nossos professores continuam atuando intensivamente na preparação e transmissão das aulas, bem como na elaboração de atividades e exercícios, oferecendo também todo o suporte pedagógico aos alunos.

A instituição esclarece, também, que investimentos adicionais precisaram ser direcionados à plataforma interativa como forma de viabilizar a transmissão das aulas online e os demais recursos oferecidos aos alunos. Por fim, o planejamento financeiro das instituições de ensino particulares, que ocorre antes do início das aulas, segue a regra imposta pela lei nº 9.870/1999 e, uma vez que o valor cobrado mensalmente corresponde a uma parcela do custo total do ano ou semestre letivo em curso, entende-se que as mensalidades escolares não devem sofrer qualquer impacto. A Unic lamenta o cenário atual, mas reitera que não mede esforços para a adoção das melhores práticas educacionais, assim como a manutenção da qualidade do corpo docente e preservação da saúde e segurança de seus alunos e funcionários.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…