Home Estaduais Coren-MT quer fim da educação a distância na enfermagem e coleta mais de mil assinaturas

Coren-MT quer fim da educação a distância na enfermagem e coleta mais de mil assinaturas

3 min ler
0

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) coletou mais de mil assinaturas, de estudantes e profissionais de 25 estados e do Distrito Federal, em um abaixo-assinado contra o ensino a distância (EAD) no curso de enfermagem. A autarquia defende que a graduação seja feita de forma 100% presencial para que seja mantida a qualidade dos cursos oferecidos em todo o país.

Estão abertas duas consultas públicas sobre essa modalidade de ensino, uma do Senado e outra do Ministério da Educação (MEC). Juntas, as duas publicações já obtiveram cerca de 20 mil votos, a maioria deles favorável ao fim do EAD nos cursos da área da saúde como enfermagem, medicina, odontologia, fonoaudiologia e psicologia.

“Entendemos que a saúde não é mercadoria e permitir cursos 100% EAD agrava a já insuficiente qualidade do cuidado, expondo a população a muitos riscos. Defender a formação presencial na enfermagem é defender os direitos da sociedade brasileira”, diz trecho do documento.

As assinaturas foram coletadas em outubro deste ano durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em João Pessoa (PB). O próximo passo é encaminhar o documento para os deputados federais de Mato Grosso para contribuir com o debate sobre o tema no Congresso Federal.

“A enfermagem mostrou com esse abaixo-assinado que não quer cursos EAD na graduação de enfermagem. Não iremos nos calar diante da precarização da nossa profissão, já que esta modalidade de ensino visa apenas o lucro e não uma formação completa dos estudantes”, enfatiza a presidente do Coren-MT, Lígia Arfeli.

Redação

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Porto dos Gaúchos divulga potencialidades turísticas, agrícolas e artesanal na FIT Pantanal 2024

A secretaria de Turismo de Porto dos Gaúchos, está presente na FIT PANTANAL 2024 que acont…