Home Política Deputado Lúdio Cabral propõe lei para proibir pulverização aérea em MT

Deputado Lúdio Cabral propõe lei para proibir pulverização aérea em MT

7 min ler
0

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou, nesta quarta-feira (8), dois projetos de lei para diminuir os impactos nocivos dos agrotóxicos em Mato Grosso. O Projeto de Lei nº 485/2019 tem como objetivo acabar com as renúncias fiscais para essas substâncias e o PL 484/2019 proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos. As propostas foram resultado da audiência pública que debateu os impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso, realizada por Lúdio Cabral no dia 4 de abril.

Estudos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estimam que o governo de Mato Grosso deixe de arrecadar R$ 800 milhões por ano em função de renúncias fiscais no comércio e produção de agrotóxicos, com grande impacto sobre a arrecadação estadual. Por isso, a proposta de Lúdio é para proibir a “isenção, crédito, redução de base de cálculo, outras desonerações integrais ou parciais, ou qualquer outro benefício fiscal à produção ou comercialização de agrotóxicos, seus componentes e afins”.

Na justificativa do projeto, Lúdio argumenta que os benefícios fiscais para agrotóxicos contrariam os direitos constitucionais ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à saúde coletiva e à proteção social do trabalhador, pois favorecem o uso e a disseminação desse tipo de substância.

O deputado destaca também que as renúncias de impostos para agrotóxicos violam princípio constitucional da seletividade tributária, que prevê que bens essenciais paguem menos impostos que os bens supérfluos. “Esse é um princípio importante, que serve para reduzir as desigualdades sociais e facilitar o consumo de bens básicos para a vida da população, mas que acaba, por vezes, desvirtuado e aplicado equivocadamente. Afinal, os agrotóxicos são bens essenciais?”, questiona Lúdio.

Proibição da pulverização aérea – O projeto de Lúdio Cabral que altera a lei que normatiza o uso de agrotóxicos em Mato Grosso tem como objetivo proibir a aplicação aérea dessas substâncias em todo o Estado, com aeronaves tripuladas ou não tripuladas, o que inclui aviões, helicópteros e até mesmo drones. A proposta de Lúdio prevê multa de 15 mil UPFs em caso de descumprimento da lei, além da penalidade de cancelamento do registro dos estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço, e interdição definitiva do estabelecimento.

Na justificativa do projeto, Lúdio Cabral argumenta que a pulverização aérea é mais nociva e menos eficaz que outras formas de aplicação de agrotóxicos, e cita estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que indicam a alta periculosidade dessa forma de aplicação. Segundo a Embrapa, “normalmente ocorre uma ‘deriva’, de maneira que os atuais equipamentos de pulverização – mesmo com calibração, temperatura e ventos ideais – deixam 32% dos agrotóxicos pulverizados retidos nas plantas; outros 49% vão para o solo e 19% vão pelo ar para outras áreas circunvizinhas da aplicação”.

“A aplicação aérea de agrotóxicos impacta diretamente na saúde dos trabalhadores rurais e de toda a população próxima à aplicação, afetando a saúde comunitária, as hortas domésticas, áreas de agricultura familiar de orgânicos ou agroecológicos e os ecossistemas locais e regionais. A pulverização via aeronaves pode atingir grandes extensões de terras para além da área aplicada, agravando a contaminação da biodiversidade, de nascentes, rios, afluentes, escolas rurais, povoados e cidades”, justifica Lúdio.

O deputado cita, ainda, os pareceres do Ministério da Saúde favoráveis à proposta de proibir pulverização aérea de agrotóxicos no Brasil, em consulta sobre o PLS nº 541/2015. O Ministério destacou que é notória a preocupação com os impactos na saúde humana da pulverização aérea de agrotóxicos.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…