Home Tabaporã Em Tabaporã servidora da saúde fura fila e toma terceira dose da vacina contra covi-19 indevidamente

Em Tabaporã servidora da saúde fura fila e toma terceira dose da vacina contra covi-19 indevidamente

6 min ler
0

Uma servidora a saúde do município de Tabaporã (90-km de Porto dos Gaúchos), vai ter que responder um processo interno após ser descoberto que ela tomou a terceira dose da vacina contra covid-19 indevidamente.

A denúncia chegou anonimamente até a redação do Porto Notícias, que entrou em contato como secretário de saúde do município Gilberto Calado, que confirmou o caso.

Conforme a denúncia, e que foi confirmada pelo secretário de saúde, a servidora responsável pela sala de vacina tinha aberto um frasco com 06 doses de vacina de dose única da Pfizer, já tinha feito 05 doses e como não tinha mais ninguém na fila de vacina, 01 dose iria vencer caso não fosse aplicada. Ela então acabou fazendo em uma profissional que trabalha na farmácia básica. O fato ocorreu na ultima terça-feira dia 14 de setembro.

A servidora que recebeu a dose já tinha completado o esquema vacinal com duas doses da vacina coronavac, e agora acabou tomando mais uma dose da vacina de dose única contra covid

“Infelizmente aconteceu mesmo, já pedi pra coordenadora da sala de vacina fazer um documento oficial relatando o fato, e tanto a profissional que fez a vacina, como a que recebeu a dose terão que dar esclarecimentos a sociedade. No entendimento delas, como a dose teria que ser descartada nas próximas 06h caso não fosse aplicada, acharam que não teria problema em aplicar, porem não justifica ter feito, aja vista que ainda não existe nem uma nota técnica liberando a terceira dose para servidores da saúde, por parte do estado. Ia perder a dose? Ia, mas não podia ser aplicada sem autorização, pois não temos liberação para a terceira dose ainda.”, explicou o secretário de saúde de Tabaporã.

Ainda conforme o Gilberto, as duas profissionais terão que dar esclarecimentos a sociedade e a secretaria de saúde vai tomar as medidas que forem necessárias para esclarecimento sobre o fato, e também em relação as servidoras envolvidas.

Terceira dose

Desde que começou a vacinação contra covid no Brasil, esporadicamente alguns casos parecidos de servidores que burlam a fila de vacinação, tem acontecido em municípios do país. As principais atitudes que vem sendo tomadas pelos gestores nestes casos, é o afastamento dos servidores envolvidos, e em alguns casos até exoneração.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a covid é fundamental para controlar a pandemia no país e manter em queda os números de mortes e novos casos da doença. A dose extra de reforço, está autorizada no Brasil desde 15 de setembro.

Nos estados que já estão aplicando a terceira dose, as vacinas estarão liberadas para idosos a partir dos 70 anos e pessoas imunodeprimidas, aquelas que apresentam alguma deficiência no sistema imunológico. Em Mato Grosso, o município de Várzea Grande por exemplo, já está vacinando com a terceira dose idosos acamados ou não e com dificuldades de locomoção.

PARTICIPE DO GRUPO DO PORTO NOTICIAS NO WHATSAPP

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Tabaporã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dinheiro pra comprar TV e mais: o que se sabe sobre mulher que levou cadáver a banco

Uma mulher, de 42 anos, foi presa nesta terça-feira, 16, após levar um cadáver a uma agênc…