Home Mundo Estudo mostra que, após nove anos, segundo paciente é curado de HIV

Estudo mostra que, após nove anos, segundo paciente é curado de HIV

7 min ler
0

Uma nova pesquisa pode ter descoberto um método de curar pacientes com o vírus HIV, responsável pelo desenvolvimento da Aids no organismo. Realizado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o estudo, que foi publicado no periódico científico The Lancet HIV, replica um tratamento feito pela primeira vez nove anos atrás, e acompanha a trajetória do vírus no organismo de um paciente com HIV que foi submetido a um transplante de células-tronco.

As células-tronco foram doadas por indivíduos que possuem um gene resistente para o HIV e os resultados demonstraram que não tinha nenhuma infecção viral ativa na corrente sanguínea do paciente. Essa é a segunda vez que surge um relato de cura para um paciente com HIV – a primeira vez aconteceu há nove anos atrás, em Berlim, utilizando um tratamento semelhante. No caso deste paciente, os médicos realizaram irradiação total do corpo, dois transplantes de células-tronco resistentes ao HIV e um regime de quimioterapia.

O transplante de células-tronco é uma das etapas mais importantes do processo, visto que ele torna o vírus incapaz de se reproduzir no organismo, por meio da substituição das células imunológicas do paciente – que estão enfraquecidas – pelas células novas dos doadores.

O tratamento, no entanto, não elimina totalmente o HIV do organismo: neste último caso, os cientistas relataram que restos de DNA do vírus permaneceram em amostras de tecidos do indivíduo, assim como aconteceu com o paciente que foi curado em Berlim. A principal diferença entre os dois pacientes é que, para o paciente de Londres, os médicos não utilizaram irradiação do corpo inteiro e o regime de quimioterapia teve intensidade reduzida.

Os exames para registrar a amostra de carga viral no organismo, no tecido intestinal ou no tecido linfoide aconteceram, mais precisamente, 29 meses após a última sessão da terapia anti-retroviral. Depois de realizarem a contagem das células CD4 transplantadas, que são indicadores de saúde no sistema imunológico, os cientistas relataram que nenhuma infecção viral ativa estava presente no organismo do paciente – o que significa que o transplante foi um sucesso.

Embora não tenha sido possível realizar a contagem em todos os tecidos do corpo do paciente, os cientistas utilizaram uma análise de modelagem para prever a possibilidade de cura em dois cenários. Caso 80% das células do organismo sejam substituídas pelas transplantadas, a chance de cura é 98%; caso 90% das células passem a ser dos doadores, a chance de cura fica em torno de 99%, diminuindo assim a probabilidade do vírus voltar a ficar ativo. O paciente ainda precisará ser monitorado, segundo os autores.

Ravindra Kumar Gupta, professor da Universidade de Cambridge, comentou em nota no estudo que o objetivo do estudo foi demonstrar que o sucesso do transplante de células-tronco não foi um caso isolado: “Propomos que esses resultados representem o segundo caso de um paciente a ser curado do HIV. Nossas descobertas mostram que o sucesso do transplante de células-tronco uma cura para o HIV, relatada pela primeira vez há nove anos no paciente de Berlim, pode ser replicada”, disse Gupta.

O professor e principal autor do estudo acrescentou que, embora o tratamento seja significativo para o progresso dos tratamentos para HIV, ele não deve ser utilizado em todos os casos. De acordo com ele, o tratamento é de alto risco e deve ser utilizado apenas em pacientes que também possuem neoplasias hematológicas – que são tumores malignos e colocam a vida do paciente em risco. O tratamento, portanto, não será amplamente oferecido.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…