Home Novo Horizonte do Norte IBGE inicia preparativos para realização do Censo 2020 em Novo Horizonte do Norte

IBGE inicia preparativos para realização do Censo 2020 em Novo Horizonte do Norte

4 min ler
0

Na quinta-feira, 25 de setembro, aconteceu no gabinete do prefeito de Novo Horizonte do Norte Silvano Pereira Neves (PSD), a primeira reunião de planejamento e acompanhamento para o Censo Demográfico 2020.

A reunião foi conduzida pelos coordenadores regionais do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatística (IBGE), Pedro Spoladore Ferreira dos Reis, de Sorriso e Fernando Sampaio, de Sinop.

Durante o encontro foi discutido os processos iniciais que visam facilitar e contribuir para atualização do Censo 2020 no município, que acontecerá entre os meses de agosto e outubro de 2020.

Participaram também da reunião, os vereadores Ademar Souza Pena (MDB), Valdete José da Silva (MDB) e Gildo Uliana (PR), chefe de Gabinete Claudio Ferreira Amorim, secretário da Junta do Serviço Militar Paulo Ricardo Dias, secretária de Educação Maria Helena Medeiros e secretário de Administração André Razine.

Em Novo Horizonte do Norte serão contratados quatro recenseadores. Juara, terá um Coordenador Censitário de Subárea, que coordenará os recenseadores dos municípios do Vale do Arinos.

Datas para os Processos Seletivos Simplificados serão realizados nas seguintes etapas:

– Coordenador Censitário de Subárea – CCS (set/19) – Escolaridade requerida: Nível Superior

– Agente Censitário Municipal – ACM e Agente Censitário Supervisor – ACS (fev/20) – Escolaridade requerida: Nível Médio

–  Recenseador – REC (mar/20) – Escolaridade requerida: Nível Fundamental

Os pretensos candidatos devem ficar atentos ao lançamento dos editais para participar do seletivo e conseguir uma das vagas, que será uma para Coordenador Censitário de Subárea, 05 para agente censitário supervisor e 31 para recenseador.

CENSO 

Durante o Censo Demográfico 2020 o IBGE fará um retrato extenso e profundo do Brasil, que fornecerá informações para o planejamento público e privado dos próximos 10 anos.

Fazer o Censo Demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km², visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. Momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

Devido a essa complexidade, o IBGE estabelece com cada comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, por isso, as reuniões de Planejamento e Acompanhamento são de extrema importância, contando com a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por entidades de classe, instituições públicas ou privadas, e por outros representantes da sociedade civil organizada.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Novo Horizonte do Norte
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…