Home Porto dos Gaúchos Juiz de Porto dos Gaúchos implanta projeto de leitura para reeducandos e pede doação de livros

Juiz de Porto dos Gaúchos implanta projeto de leitura para reeducandos e pede doação de livros

4 min ler
0

O juiz de direito da Comarca de Porto dos Gaúchos, Dr. Fabrício Savazzi Bertoncini, instituiu o Projeto “Virando a Página”, que visa estimular a doação de obras literárias para leitura dos reeducandos que cumprem pena na Cadeia Pública do município, da qual o magistrado também é o corregedor penal.

Em entrevista a imprensa, o Fabrício Convocou a sociedade a contribuir com o projeto doando livros, que podem ser entregues na Direção do Foro da Comarca de Porto dos Gaúchos, das 12h às 19h. Caso o doador tenha interesse em se identificar, os itens receberão um carimbo.

Além de possibilitar a melhoria e aumento do acervo das bibliotecas das unidades penais, os livros também serão utilizados como incentivo à leitura e estudos para aqueles que estão privados de liberdade. 

Segundo o magistrado, Fabrício Savazzi, as obras literárias doadas poderão ser clássicas, científicas ou filosóficas. “Desde que contribuam para a capacitação profissional e reinserção social do interno e do egresso do sistema carcerário. Todas as obras doadas serão previamente analisadas, a fim de verificar se o material atende aos objetivos propostos”, comentou.

O juiz manifestou sua expectativa com o projeto na cadeia local onde mais de 70% dos reeducandos estão trabalhando ou estudando, e considerou que é uma realidade diferente de cidades maiores, o que repercute no índices de criminalidade.  

Além de ocupar o tempo ocioso, enriquecer o vocabulário, despertar o interesse pelos estudos e possibilitar a descoberta de competências e habilidades profissionais, o sistema penitenciário permite que as pessoas em privação de liberdade possam solicitar a remição de pena de 4 dias, para cada obra lida.

A cada livro lido, o reeducando encaminhar uma resenha sobre a obra para uma comissão de análise. De acordo com a SESP, podem ser abatidos até 44 dias de pena por ano.  

Endereço para a entrega de livros: Direção do Foro da Comarca de Porto dos Gaúchos/MT – Av. Diamantino, n.º 1.487, Centro, no horário das 12h às 19h.

Fonte: Porto Noticias/Assessoria TJ

Veja a entrevista do Juiz falando sobre o projeto

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Tribunal de Justiça mantém condenação de dentista de Juara por bater ponto sem trabalhar

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a condenação de 1 ano e 9…