Home Agronegócio Médico veterinário Tiago Romero alerta criadores sobre vacinação contra Aftosa e Brucelose em novembro/2019

Médico veterinário Tiago Romero alerta criadores sobre vacinação contra Aftosa e Brucelose em novembro/2019

4 min ler
0

De 1º a 31 de novembro/2019, mais de 13 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados em Mato Grosso durante a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa.

A etapa deve ser aproveitada também pelos criadores para realizar a vacina contra a brucelose.

Em entrevista ao Porto Notícias, o médico veterinário Tiago Romero, alertou os criadores do município de Porto dos Gaúchos sobre a vacinação, que começa na sexta-feira, 1º de novembro.

Thiago informou que devem ser vacinados nesta segunda etapa de 2019 todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, entre machos e fêmeas; “E no final da campanha que se encerra dia 31 de novembro essa vacinação deverá ser comunicada ao INDEA até o dia 15 de dezembro. O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. Tanto a vacina contra aftosa como a de brucelose devem ser adquiridas junto a lojas agropecuárias registradas e de confiança do criador. No caso da brucelose, após a vacinação o criador deve fazer junto com o médico veterinário ou o vacinador credenciado o atestado de vacinação e também comunicar no INDEA”, esclareceu Tiago.

A comunicação da vacina contra a brucelose deve ser feita ao INDEA até o dia 10 de janeiro de 2019. As bezerras vacinadas com RB51 deverão receber a marca com a letra “V”, no lado esquerdo da cara. Já as bezerras vacinadas com B19 deverão receber a marca do algarismo final do ano da vacinação.

Pelas normas, quem pode realizar a vacinação é somente médicos veterinários ou um vacinador credenciado através do curso que é ministrado pelo SENAR, e que seja cadastrado no INDEA.

Tiago Romero ressalta que está à disposição dos produtores de Porto dos Gaúchos e região para esclarecer dúvidas, e também atuar na vacinação. Os interessados podem entrar em contato no telefone: (66) 98406-7994.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…