Home Novo Horizonte do Norte Prefeito de Novo Horizonte do Norte se mobiliza contra PEC que extingue municípios e convida população para reunião

Prefeito de Novo Horizonte do Norte se mobiliza contra PEC que extingue municípios e convida população para reunião

4 min ler
0

O prefeito do município de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves tem demostrado preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição do Pacote Federativo (PEC 188/2019), a qual prevê a extinção de municípios com população de até 5 mil habitantes que não comprovem até junho de 2023 que conseguem arrecadar sozinhos 10% da sua renda total.

Em recente pronunciamento publicado em vídeo nas redes sociais, o gestor disse estar atento a tramitação da medida que propôs a extinção dos municípios, o que inclui Novo Horizonte do Norte, e disse estar trabalhando para que isso não aconteça. Silvano já se reuniu com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, que também já se posicionou conta a medida, e buscam apoio de deputados federais e senadores em Brasília para que a emenda seja retirada.

Em entrevista recente, Neurilan citou inclusive novo Horizonte do Norte como exemplo.

“O cálculo não colocou nessa cesta o ITR (Imposto Territorial Rural), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), as taxas dos alvarás, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços)…Vou pegar um exemplo muito claro: Novo horizonte do Norte. Se considerar só esses três impostos não chega a 3% da receita, quando coloca ITR, taxa de alvará, contribuição, ele vai para 9%. Foi uma engenharia matemática financeira que colocaram exatamente para poder eliminar do mapa 20% dos municípios brasileiros”, ressaltou Neurilan.

Em prosseguimento a pauta de luta pela não aprovação da PEC, o prefeito Silvano informou através da assessoria que realizará uma reunião nesta sexta-feira dia 22 de novembro as 19hs na câmara de vereadores, onde deseja passar informações e ouvir a população sobre o assunto.

“Temos nossa história, nossa cultura e principalmente nossas lutas diárias por uma Novo Horizonte cada vez melhor e não podemos deixar isso acontecer. Portanto a participação de todos é importante, pois precisamos agir diante da gravidade da situação”, diz o comunicado.

Além de Novo Horizonte do Norte, outros 33 municípios do estado de Mato Grosso correm o risco de serem extintos caso a PCE seja aprovada.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Novo Horizonte do Norte
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…