Home Porto dos Gaúchos Químico da Porto Ambiental esclarece sobre qualidade da água, e fala sobre previsão para abastecimento definitivo com água de poço

Químico da Porto Ambiental esclarece sobre qualidade da água, e fala sobre previsão para abastecimento definitivo com água de poço

6 min ler
0

Respondendo a questionamentos feitos principalmente em redes sociais sobre coloração da água distribuída pela concessionaria Porto Ambiental na cidade de Porto dos Gaúchos, o químico responsável da empresa Guilherme Vendrametto, concedeu entrevista a nossa reportagem onde orientou os usuários que qualquer dúvida ou reclamação pode ser feita diretamente a concessionaria, que enviara uma equipe até a residência do solicitante para conferir o que pode estar causando o problema.

Guilherme disse que como a rede de distribuição tem mais de 30 anos, pode ter acumulo de sulfato ou outros produtos químicos nas pontas de redes, e como atualmente estão em fases de testes para abastecimento de água do poço artesiano, tem horas que é bombeada água do rio Arinos, e tem horas que é água do poço, o que pode causar agitação nos encanamentos da rede de distribuição.

“Se o cliente não nos relatar o problema, pra mandarmos uma equipe ir desmontar o cavalete, dar uma descarga e recolocar novamente, o cliente ficará reclamando dias e dias e não vai sair a sujeira dos canos e resolver o problema. Essa sujeira pode aparecer em suas casas, então liguem na Porto Ambiental, peçam pra fazer a limpeza, por que realmente tem esse acumulo nas pontas de redes”, esclareceu Vendrametto.

Sobre o abastecimento definitivo com água de poço, a partir do novo reservatório, Guilherme disse que está concluído o serviço, mas ainda está em fase de testes para regular pressão e vazão, e que em breve a mudança definitiva será feita. Os testes feitos até agora superaram as expectativas, tanto na capacidade de abastecimento da cidade como na qualidade da água que será oferecida a partir do poço artesiano. “Temos agora um reservatório três vezes maior que o da estação atual que abastece com água do Arinos pra termos uma segurança que garante que numa falta de energia por exemplo tenhamos reserva e possamos abastecer a cidade por gravidade”, disse.

Em anos anteriores era comum a reclamação de falta de água ou baixa pressão na parte alta da cidade na época da seca, porem Guilherme disse que isso já foi sanado, e não vai ocorrer mais.

Quanto a qualidade da água da água do poço que será distribuída a população, o químico relatou contente que já foi feito várias analises em laboratórios credenciados, e todas ficaram dentro do padrão com uma água de qualidade excepcional; “Sem contar que com o abastecimento a partir do poço, pararemos de usar o sulfato de alumínio que era um produto responsável por fazer a remoção da sujeira da água do rio, pararemos de usar a barrilha que era usado para elevação do PH da água, e outros produtos químicos que eram necessários usar em se tratando de água de rio. O único produto químico que continuaremos usando na água de poço será o cloro que é bactericida”, disse Guilherme que reafirmou que água do poço que vai abastecer a cidade é de excelente qualidade.

O químico informou ainda que todos os laudos mensais de análise da qualidade da água estão disponíveis a população no escritório da Porto Ambiental, na prefeitura e na vigilância sanitária.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…