Home Ultimas Notícias Relator nega anulação de sentença de Lula no caso do sítio em Atibaia devido a novo entendimento do STF

Relator nega anulação de sentença de Lula no caso do sítio em Atibaia devido a novo entendimento do STF

5 min ler
0

O julgamento em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidirá se confirma ou anula a sentença contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio em Atibaia (SP), nesta quarta-feira (27/11), começou com a análise das questões preliminares apresentadas pela defesa.

Nelas, os advogados do presidente questionam a atuação do ex-juiz Sergio Moro e da magistrada que o substituiu no caso na 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt. Além disso, os advogados pedem uma análise sob a ótica do recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que réus delatados só devem ser ouvidos após as delações já serem concluídas, o que não ocorreu no julgamento em primeira instância.

Pedidos negados

No início do julgamento, o relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Neto, negou as três preliminares, incluindo a que pedia a anulação da sentença por causa de decisão do Supremo app/63,473app/noticia/politica/nr/2019/11/27/interna_politica_nr,809536/ao-vivo-trf-4-realiza-julgamento-que-pode-levar-lula-de-volta-a-cadeia.shtml”>relativa à ordem de fala de delatores e delatados na primeira instância.

Decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma sentença de Curitiba e determinou que réus não colaboradores devem apresentar defesa após seus delatores — no caso analisado, o réu delatado apresentou suas alegações finais simultaneamente aos delatores, após o Ministério Público e os assistentes de acusação. É a primeira vez que o TRF-4 vai julgar um caso da Lava-Jato com o recente entendimento do STF.

Gebran disse discordar que a decisão do STF já tenha validade para casos passados. Ele defendeu que a medida seja adotada apenas em julgamentos futuros. O desembargador também  pediu o aumento da pena de Lula de 12 anos e 11 meses de prisão para 17 anos, um mês e 10 dias.

Moro e Hardt

Advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin afirmou que o então juiz Moro, que comandou parte dos julgamentos da Lava Jato no TRF-4 e condenou Lula à prisão em abril de 2018, teria “conduzido os processos com claros objetivos políticos”. Gebran negou sob o argumento de que o atual ministro da Justiça não faz parte do julgamento em curso.

Gebran também negou as alegações de Zanin que pediam suspeição da juíza Gabriela Hardt, responsável por condenar Lula a 12 anos e 11 meses no caso do sítio de Atibaia. Segundo a defesa, a juíza havia copiado trechos do texto da sentença de Moro no caso do triplex do Guarujá para o processo do sítio em Atibaia.

Sobre isso, Gebran afirmou que “a mera coincidência” dos textos não é suficiente para a suspeição do julgamento, pois não se trata de plágio, na visão do desembargador.

Depois de Gebran, darão seus votos sobre as questões preliminares os desembargadores Thompson Flores e Leandro Paulsen.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…