Home Ultimas Notícias Risco de morte por covid-19 pode ser 4 vezes maior em obesos

Risco de morte por covid-19 pode ser 4 vezes maior em obesos

3 min ler
0

A obesidade – mesmo entre os mais jovens – está emergindo como uma grande preocupação durante a pandemia do novo coronavírus. Um estudo publicado nesta semana na revista Annals of Internal Medicine, apontou que o problema pode aumentar em até quatro vezes o risco de morte, especialmente entre pacientes do sexo masculino e com menos de 60 anos.

E parece que o próprio excesso de peso é problemático, independente dos outros problemas de saúde que ele causa, como diabetes, problemas cardíacos e hipertensão, comorbidades que foram excluídas da pesquisa.

A obesidade é definida como tendo um índice de massa corporal (IMC – Índice de Massa Corporal – um valor derivado da altura e peso de alguém) igual ou superior a 30.

O estudo realizado nos Estados Unidos envolveu 5.652 pacientes que tiveram o teste positivo para o novo coronavírus entre fevereiro e maio deste ano. Três semanas depois do início da doença, os pesquisadores fizeram a contagem do desfecho dos casos.

Dois terços dos pacientes foram hospitalizados e 43% foram ventilados. Pacientes com IMC maior que 40 tiveram maiores taxas de mortalidade em geral.

O mais impressionante, segundo o estudo, é que aqueles com menos de 60 anos tiveram taxas de risco aumentadas de 12 para 17, enquanto que em pessoas mais velhas esse aumento foi de 1 para 3.

Os especialistas ainda não descobriram por que a obesidade parece tornar a covid-19 mais grave, mas existem inúmeras teorias. Uma razão pode estar relacionada ao fato de que a obesidade poder causar um estado de inflamação crônica.

Segundo os autores, o estudo serve de alerta para que precauções extras sejam tomadas para minimizar os riscos para esse grupo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…