Home Ultimas Notícias Ritmo de casos cai na Espanha e China tem 3º dia sem óbito no ano

Ritmo de casos cai na Espanha e China tem 3º dia sem óbito no ano

8 min ler
0

Indicadores divulgados, nesta terça-feira (14), por países em três continentes diferentes podem ser considerados avanços no controle da pandemia de covid-19, que já deixou quase 2 milhões de pessoas doentes no mundo todo.

Na China, pela terceira vez desde o registro da primeira morte por covid-19 no país, as autoridades sanitárias garantiram que não houve óbitos pela doença. O mesmo já havia acontecido há uma semana e no último sábado. O país segue preocupado com uma alta nos chamados “casos importados”. Foram registrados 86 nas últimas 24 horas.

Já na Espanha, a taxa de novas infecções pelo novo coronavírus continuou sua tendência de queda dos últimos dias e subiu 1,7% nas últimas 24 horas, o menor número registrado até o momento desde o início da pandemia. Os novos casos diários foram de 3.045, elevando o número total de 172.541 infecções.

O governo espanhol avaliou a notícia como “em princípio, boa”. A Espanha saiu ontem da fase de quarentena total no país para uma etapa de quarentena leve, com a permissão de retomada de atividades na construção civil e na indústria.

A África do Sul, por sua vez, registrou uma queda abrupta no número de casos registrados, o que vem sendo avaliado como inexplicável pelos especialistas. “É meio estranho, misterioso. Ninguém sabe ao certo o que está acontecendo”, disse Evan Shoul, especialista em doenças infecciosas de Johanesburgo à agência de notícias BBC.

A África do Sul tinha, até 13 de abril, 2.173 casos diagnosticados de covid-19 e 25 mortes. É o país mais afetado do continente africano até agora. Pensando nisso, o sistema de saúde se preparou para receber um grande número de doentes a partir desta semana, mas os hospitais ainda estão tranquilos.

Portugal

Portugal já contabilizou 567 mortes em decorrência da covid-19, 35 a mais que o registrado na última segunda-feira (13). Um terço das mortes foi registrada entre idosos que estavam em asilos do país.

O secretário de Estado de Saúde de Portugal, António Sales, disse hoje que o número de contágios aumentou 3% nas últimas 24 horas, para 17.448 registros do novo coronavírus.

Mesmo assim, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse hoje mais cedo que, quando o país – em estado de emergência devido ao novo coronavírus – retomar a atividade, deverá ser gradual e progressiva, e possivelmente por idades, para proteger os mais vulneráveis.

“Quando começarmos a retirar as medidas, o vírus ainda não terá desaparecido, por isso será sempre gradual e progressiva, pois quando começarmos a retirar as medidas, o nível de contágio aumentará novamente”, disse Costa, em entrevista à “Rádio Observador”, de Portugal.

Irã

Apesar do excessivo número de mortes, o Irã viu um alento com as estatísticas desta terça-feira. O Ministério da Saúde do país informou hoje que o país registrou 98 mortes a mais por Covid-19, o que eleva o total de óbitos para 4.683.

Porém, desde o dia 14 de março, quando foi anunciado o incremento de 97 óbitos à lista, o país não tinha dados inferiores a 100 na contabilização.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Kianush Yahanpur, apontou que o número de novos casos foi de 1.574, elevando o total para 74.877. De acordo com o integrante do governo, está sendo mantida a tendência decrescente de novos contágios.

Argentina

Já a Argentina superou hoje as 100 mortes pelo novo coronavírus, adicionando três novas vítimas e totalizando 101 óbitos. Além disso, são 2.277 os casos positivos desde a chegada da pandemia ao país.

O subsecretário de Estratégias de Saúde, Alejandro Costa, disse que a taxa de mortalidade por casos de Covid-19 na Argentina é de 4,4%, com idade média de 70 anos e mortalidade geral de 2,2% por milhão de habitantes.

Até o momento, a Argentina confirmou 2.277 casos de coronavírus em 21 províncias, mas pouco mais da metade deles estão concentrados na capital e na província de Buenos Aires.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizava 22.169 casos confirmados de coronavírus e 1.223 mortes até o boletim divulgado nesta segunda-feira (13).

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…