Home Política Rosa Neide participa de lançamento do Observatório Nacional da Mulher na Política e indica Amini Haddad para o STF

Rosa Neide participa de lançamento do Observatório Nacional da Mulher na Política e indica Amini Haddad para o STF

7 min ler
0

Proposto pela deputada, Observatório vai reunir estudos e indicadores sobre o tema

A segunda coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara, deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e a juíza mato-grossense, Amini Haddad Campos participaram na quarta-feira (30), do lançamento do Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara. A criação do Observatório foi proposta pela deputada durante a campanha para o cargo. Na ocasião, Rosa Neide defendeu o nome de Amini para o STF.

Em discurso, Rosa Neide disse que “esse espaço institucional será fundamental para o combate à violência política contra as mulheres, bem como para a proposição de ações que garantam a eleição de mais mulheres para cargos públicos”.

A deputada ainda citou a juíza mato-grossense, que é reconhecida nacionalmente por sua luta contra a violência doméstica e pelo empoderamento das mulheres. A parlamentar defende a indicação de Amini para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga será aberta neste mês de julho, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Rosa Neide se soma ao Movimento Global Virada Feminina que defende a juíza mato-grossense para a vaga STF. O movimento defende que o preenchimento da vaga na Suprema Corte seja feito por uma operadora do Direito que tem atuação destacada na defesa das mulheres.

Observatório

Entre os objetivos do Observatório estão monitorar a atuação das parlamentares e a violência política contra elas, além de orientar a formulação de projetos de lei para aumentar a participação feminina na política.

O observatório permitirá que pesquisas e indicadores sobre o tema sejam agregadas em um único portal on-line, facilitando o conhecimento sobre a realidade das mulheres eleitas em todas as esferas. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é parceira da iniciativa.

Serão três eixos temáticos: violência política contra a mulher; atuação parlamentar e representatividade feminina; e atuação partidária e processos eleitorais. O portal será disponibilizado em breve.

O Observatório estará centralizado na Câmara dos Deputados, mas terá núcleos estaduais instalados nas Assembleias Legislativas, além de parceria com instituições de pesquisa e participação de pesquisadoras de diferentes universidades brasileiras. O laboratório já conta com a adesão de mais de 40 instituições nacionais e internacionais.

Apoio das Nações Unidas

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Freire, reiterou a importância da iniciativa para a promoção da igualdade das mulheres na política. “Tenho certeza que o observatório se constituirá em iniciativa importantíssima para lançar evidências e lançar luz a novas políticas que possam fortalecer a participação das mulheres nesse contexto”, disse.

O Brasil ocupa a 140ª posição do ranking da União Interparlamentar que avalia a participação política de mulheres em 192 países. O País está atrás de todas as nações da América Latina, com exceção do Paraguai e do Haiti. No Brasil, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres e o Senado Federal ,12%. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

A pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clara Araújo, destacou que 12 países da América Latina têm leis de paridade de gênero e muitos outros contam com cotas bem elevadas de cadeiras de mulheres no Parlamento. Ela defende “ousadia e avanço” nesse sentido por parte do Parlamento e da sociedade brasileira, e pediu que não haja retrocessos na cota de 30% de candidaturas femininas e na reserva 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV para as mulheres candidatas.

O evento contou com a participação ainda de representantes do Tribunal Superior Eleitoral e do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. (Com Agência Câmara de Notícias)

Assessoria de Imprensa

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Vem ai o 3º PORTO MOTO FEST !! Dia 4 de maio em Porto dos Gaúchos

O grande dia está chegando! É com muita empolgação que aguardamos o 3º Porto Moto Fest, qu…