Home Ultimas Notícias SES diz que caso confirmado de Covid-19 em Cuiabá não foi realizado em laboratório de referência

SES diz que caso confirmado de Covid-19 em Cuiabá não foi realizado em laboratório de referência

4 min ler
0

As Secretarias Municipal e Estadual de Saúde informaram que o exame que detectou coronavírus em um paciente de 48 anos, em Cuiabá, não foi realizado em unidade laboratorial preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Embora o Hospital Santa Rosa, onde o homem está internado, confirme o resultado, os órgãos públicos aguardam a contraprova para oficializarem os números.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclareceu questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).

A SES disse que os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para Covid-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.

Diante disso, o órgão estadual informou que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.

Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para o vírus somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises.

Inicialmente, a Prefeitura de Cuiabá disse que ainda não havia confirmação de casos de Covid-19 na Capital e manteve o boletim que informa somente sobre casos suspeitos, também justificando que o laboratório responsável não faz parte da rede credenciada para atender pacientes com suspeitas.

O paciente, de 48 anos, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. A contraprova foi realizada e o resultado ainda é aguardado. A informação foi confirmada pela direção do Hospital, por meio de nota, assinada pelo diretor Cervante Caporossi, diretora-executiva Mara Nasrala e pelo coordenador do Pronto Atendimento, Luciano Côrrea Ribeiro.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…