Home Agronegócio Simcar tem balanço negativo em 2019, aponta AMEF

Simcar tem balanço negativo em 2019, aponta AMEF

8 min ler
0

O volume de problemas envolvendo o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) é apontado pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF) como o responsável pelos atrasos para a questão ambiental e para a regularização fundiária no Estado em 2019.

Para o presidente da AMEF, o engenheiro florestal Benedito Carlos de Almeida, a principal questão está na origem, quando Mato Grosso voltou a ter a gerência sobre o cadastro rural e criou o Simcar. Segundo ele, o órgão ambiental vendeu aos produtores rurais a ideia de que o Simcar era apenas um cadastro, quando, na realidade, trata-se de um sistema muito mais complexo, que virou um grande problema para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Nós, engenheiros, que somos técnicos, entendemos a complexidade de se gerar o CAR. Ao fazermos a proposta do projeto para o produtor rural, com o valor real para elaborar o cadastro, esse produtor não quer, porque acreditou que se tratava de um simples cadastro e não entende o valor cobrado. E há vários outros problemas, como sobreposição de áreas e análises equivocadas”, explica Benedito de Almeida.

Com o objetivo de melhorar e destravar as análises do CAR, a Sema contratou 59 analistas e inaugurou uma nova unidade da Coordenadoria de Cadastro Ambiental Rural para dar vazão às análises e validações dos registros, em cumprimento a um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre o governo e o Ministério Público.

Apesar dos esforços, para o presidente da AMEF essa ação foi paliativa e não resolve a questão principal. Ele afirma que muitos dos analistas contratados pela Sema não têm registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT). “É importante destacar que o analista precisa ter domínio técnico para analisar uma imagem de satélite e um domínio de análise documental, por causa da complexidade que é Mato Grosso com três biomas (Amazônia, Cerrado, Pantanal). Os analistas com deficiências técnicas e recém-formados não entregam análises criteriosas”.

Benedito de Almeida afirma ainda que há outro agravante. “A Sema tem um procedimento operacional padrão (POP) que é adotado nas análises. No entanto, esse POP não está disponível para os usuários do sistema (engenheiros florestais). Assim, ao protocolar um projeto de CAR, por exemplo, tentando ser o mais técnico possível, o POP aponta uma incompatibilidade desconhecida, ou seja, nós entramos com o processo de um jeito e a Sema analisa de outro. Isso gera um monte de pendência e está sendo improdutivo. Além disso, as imagens de satélite contratadas pelo governo não estão disponíveis para o usuário”.

Em junho passado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso chegou a realizar audiência pública sobre os problemas no Simcar, pois, até então, cerca de 60 mil propriedades aguardavam a emissão do cadastro e pelo menos 100 mil propriedades possuíam pendências com relação à regularização por meio do sistema.

Segundo o engenheiro florestal, atualmente, a capacidade da Sema de validar o CAR não chega a um por dia. Considerando que a base de dados da Sema possui mais de 85 mil cadastros e cerca de 180 mil propriedades em Mato Grosso precisarão, em algum momento, passar pelo cadastro, para a AMEF, o cenário é preocupante.

“A conta é simples, a Sema vai levar mais de 240 anos, com esse ritmo e essa metodologia, para validar os CARs das propriedades de todo o Mato Grosso! Para se ter uma ideia do problema, nós observamos que a Sema está anotando pendências em área intacta, 100% fechada. Então, o CAR, para nós, engenheiros florestais, técnicos responsáveis, é uma dor de cabeça, quando deveria ser uma ação de sustentabilidade e de valorização dos ativos ambientais. Enquanto o regramento não for claro e a Sema não apresentar os POPs, e enquanto não houver automação, tecnologia e menos burocracia, a gente não vai falar a mesma língua e o prejudicado será o povo mato-grossense e o meio ambiente”, conclui Benedito de Almeida.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…