Home Ultimas Notícias Sindusmad busca derrubar decisão que impede atividades de madeireiras em Mato Grosso; 90 mil empregos em risco

Sindusmad busca derrubar decisão que impede atividades de madeireiras em Mato Grosso; 90 mil empregos em risco

7 min ler
0

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), através do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso (Cipem) e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), está buscando reverter esta decisão visto que o setor realiza o manejo florestal sustentável e atende todas as normativas estabelecidas pelos órgãos competentes, não sendo responsável pelo desmatamento ilegal, além disso, a paralisação do comércio legal da madeira do Estado coloca em risco cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo segmento que é responsável por 5,4% do PIB estadual, e que é a base econômica de 44 municípios.

O assunto está sendo tratado em conjunto com FIEMT, CNI e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, a fim de restaurar a legalidade das atividades dos que trabalham licitamente. Está sendo aguardada a resposta da Advocacia Geral da União/AGU, através da apresentação do respectivo recurso, no sentido de permitir a continuidade das atividades lícitas, o que estará sendo pleiteado através de recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no decorrer desta semana.

Protocolado o recurso junto ao TRF1, o setor florestal analisa, juntamente com os governos estaduais, protocolarem seus pedidos de assistência/amicus curiae, devido a gravidade dos impactos decorrentes da proibição à atividade madeireira legal em todas essas regiões atingidas pela medida.

O presidente do Cipem, Rafael Mason afirmou que “Praticamos e defendemos a colheita controlada de madeira que é sustentável, importante fonte de renda para os estados da Amazônia. Somos os primeiros a combater práticas ilegais e entendemos que a União deve sim coibir os ilícitos na floresta, no entanto, isso não significa que as indústrias que cumprem com suas responsabilidades econômicas, fiscais, trabalhistas, sociais e ambientais, tenham que pagar o preço por aqueles que atuam para destruir a floresta causando danos ao meio ambiente e a principalmente à reputação deste importante segmento”.

Para o presidente do Sindusmad, Wilson Volkweis, a decisão foi equivocada afetando as empresas que atuam dentro da legalidade. “A maior preocupação do setor é a conservação das florestas naturais, para a manutenção da atividade econômica a longo prazo. O Plano de Manejo Florestal Sustentável é 100% renovável e é a maneira mais eficaz de se manter uma floresta em pé. O ciclo é contínuo, de colheita e conservação”, explicou.

De acordo com a decisão de tutela antecipada, em Mato Grosso, os municípios integrantes dos hot spots de ilícitos ambientais são Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Colniza, Juína, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Sinop.

O setor de base florestal dos estados do Pará, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, que compõem a Amazônia Legal, está impedido de realizar qualquer movimentação de madeira no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e a obter o Documento de Origem Florestal (DOF) em diversas cidades destes quatro estados. Este bloqueio é decorrente da decisão judicial do Amazonas que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal para obrigar órgãos federais (UNIÃO, FUNAI, IBAMA e ICMBio) a realizarem ações de fiscalização nos dez pontos considerados mais críticos de desmatamento da Amazônia, implementando ações de comando e controle para contenção de agentes infratores ambientais, além da suspensão das atividades da base florestal destas regiões durante todo o período de incidência da pandemia de covid-19, considerando não se tratar de atividade essencial e haver risco iminente para as populações amazônicas.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…