Home Política TSE publica acórdão com cassação de Selma e Senado será comunicado da decisão

TSE publica acórdão com cassação de Selma e Senado será comunicado da decisão

6 min ler
0

O Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz hoje a publicação do acórdão com a decisão que cassou o mandato da senadora Selma Arruda (Podemos) no último dia 10. Para que ela deixe a cadeira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve ser comunicado para cumprir a decisão e fazer a leitura em plenário no prazo de até 90 dias. Esta é a última semana de sessões antes do recesso parlamentar. Após isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) pode começar a organizar a eleição, também com prazo de 90 dias.

Conforme Só Notícias já informou, Selma Arruda foi condenada por abuso de poder econômico e prática de Caixa 2 no pleito que a elegeu, em 2018. No TRE a decisão foi unânime e no TSE foram seis votos pela cassação e um pela permanência. Embora seja afastada, a senadora pode recorrer no próprio TSE e também no Superior Tribunal Federal (STF).

A cassação foi da chapa toda. Selma e o suplente Gilberto Possamai ficam inelegíveis por oito anos e, se a Justiça Eleitoral pedir ressarcimento, podem pagar pela eleição suplementar a ser realizada, estimada em R$ 9 milhões. O pedido de pagamento só pode ser efetuado após o órgão eleitoral terminar o processo e ter contabilizado todos os custos. A segunda suplente, Clérie Fabiana Mendes, perdeu a o cargo, pois entendeu-se que ela não teve participação nos atos condenatórios.

Como o TSE publicou uma portaria com possíveis datas para realização de eleições suplementares em todo o Brasil, o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli   trabalha com a possibilidade de realizar o pleito entre fevereiro e junho, a depender da leitura de Alcolumbre no Senado.

Veja trecho do acórdão com a decisão do TSE

“O Tribunal, por unanimidade, deferiu o pedido de ingresso do Podemos na condição de assistente simples da recorrente/recorrida Selma Rosane Santos Arruda, acolheu a preliminar de indevida quebra de sigilo bancário apenas quanto a Clérie Fabiana Mendes e rejeitou as demais, nos termos do voto do relator. Prosseguindo, o Tribunal, por maioria, deu parcial provimento ao recurso ordinário de Clérie Fabiana Mendes somente para determinar a exclusão dos documentos referentes à violação do seu sigilo bancário e negou provimento aos recursos ordinários de Selma Rosane Santos Arruda, de Gilberto Eglair Possamai, do PSL e de Carlos Henrique Baqueta Fávaro e outros, nos termos do voto do relator. Vencido o ministro Edson Fachin. Em continuação, o Tribunal, por maioria, determinou a renovação do pleito e indeferiu o pedido de assunção temporária da chapa terceira colocada no intervalo entre a cassação dos eleitos e a realização de pleito suplementar, nos termos do voto do relator. Vencido o Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Por fim, o Tribunal, por maioria,  determinou a execução imediata do acórdão a partir de sua publicação, com a expedição de ofício ao Senhor Presidente do Senado Federal para que efetue o afastamento dos mandatários cassados e com a comunicação da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para que adote as providências cabíveis quanto à renovação do pleito. Vencidos os Ministros Edson Fachin e Luis Felipe Salomão”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…